"Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos." (Salmo 119:10)

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Privatizando-me

Ela está passando por uma fase de "selecionar" seus interesses e tentar "minimalizar" sua existência. Começou pelas redes sociais. Deu uma louca na sua cabeça que decidiu fazer uma "Lista" de pessoas com quem gostaria de compartilhar sua vida todos os dias, mais especificamente, suas fotos, tanto dos momentos "sagrados" como dos "profanos". Parece uma coisa boba, não é? Pra ela foi um exercício de "autoconhecimento" e "privacidade" maravilhoso. Pense bem: por que você quer mostrar a todos o que está fazendo? Qual a necessidade real de alguém saber que você saiu com uma amiga ou amigo?

Percebeu que não queria nem havia necessidade de todos os "amigos" do facebook saberem do que e com quem estava fazendo qualquer coisa que fosse. Não era famosa, e mesmo que fosse, daria uma de Larry Mullen Jr. achava. Então foi limando uma galera... E realmente ficou uma população bem pequena, deixou apenas família e poucos amigos. Essa parte dos "poucos" amigos foi bem difícil pra ela, mas fez e se sentiu liberta! Agora podia ser quem era!

"Internet and privacity" - Ilustrações de Leonardo Flores


Depois fez isso no Instagram, bloqueando cerca de 70% dos seus seguidores... No twitter, bloqueou geral também e trancou tudo. No WhatsApp silenciou grupos e pessoas. Mas por que isso tudo?

Porque começou a se sentir só cada vez que tinha mais uma coisa pra se "aproximar" das pessoas. Porque afinal ela não estava conversando com todo mundo mesmo. Porque ela tinha necessidade real de que sua vida fosse real mesmo que fosse por estes meios todos. Ela queria conversar, se abrir, ser presente afetiva e fisicamente. Não saímos por aí contando nossos segredos mais íntimos e cotidiano para qualquer pessoa desconhecida (pelo menos não é costumeiro...), da mesma forma a rede social devia funcionar.

Estes dias estão sendo bem solitários para ela: não anda saindo muito e as poucas vezes ou estava sozinha ou em companhia de pessoas específicas. Isso faz tão bem! Agora, até as conversas que está tendo por meio dessas redes tem sido conversas de fato, e, pasmem, ela anda conversando fora das redes também! Uma coisa mais próxima.

E que a busca por "minimalizar" minha existência e fortalecer o que é real não acabe por aqui.

Nenhum comentário: