"Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos." (Salmo 119:10)

sábado, 17 de agosto de 2013

Recolho-me. (colagens)

13.08.2013

"Me recolhi, fiquei só até florescer desapego e raiz, improviso e razão."
(O Teatro Mágico)

"Lá fora eu alço voo livre e aqui dentro eu perco o sol, do alto vem trovão, vem raio, de dentro vem todo o mal; de um lado eu tenho as sete vidas, do outro eu morro toda vez. E no começo eu sou bandida, no fim eu sou a mãe do rei. O meu pra sempre era tão certo e agora eterno é leite azedo. Ah... se eu fosse o tempo esperaria mais, mais, mais, pra ver se acontece o que eu prevejo no fim. Ah... Se eu fosse espaço eu soltaria mais a mim, pra ver se aqui dentro eu desaborreço, pra ver se aqui dentro eu desapareço."
{si}monami


Ontem eu decidi "desativar" o Facebook sem dizer pra ninguém, sem dizer pra ninguém não foi tão decidido assim, eu estava me desligando e aí... me deu na telha, simplesmente desativei. Devo ter deixado algumas pessoas preocupadas, porque havia reclamado que não estava bem, e realmente não estou. Só sei que não houve uma preparação, eu simplesmente desativei e, pra melhorar, meu celular descarregou e eu não fiz questão de ligá-lo, então fiquei tecnicamente incomunicável, sumida. Fazia tempos que já estava com vontade de fazer isso. Na verdade, na minha cabeça, eu queria fazer isso de maneira mais radical: a ideia era de verdade sumir, comprar umas passagens pra algum interiorzinho e pronto. Mas não posso, estou sem dinheiro. Será que eu consigo passar 3 dias assim? Não quero falar com ninguém. Hoje me questionei se estou fazendo isso pra chamar atenção - eu odeio gente que quer chamar atenção pra si e exige carinho dos outros - mas, definitivamente, não é o que estou fazendo. Eu não quero ninguém por perto. Eu quero de verdade ficar um tempo só. Só não sei quanto tempo aguento. Muita coisa tem passado pela minha cabeça, muita bobagem... Preciso PARAR pra NÃO pensar, mas pra refletir, pra me refazer por aqui por dentro. Está tudo muito confuso, minha cabeça está não sei nem onde. Hoje conversei com Maria Clara, ela tem 12 anos, não sei o que ela acha disso tudo, não sei o que ela pensa de mim, não sei se ela entende tudo o que eu sinto (também não exijo, ela só tem 12 anos e eu 20 bem problemáticos!), mas sei que ela me dá toda a atenção do mundo e me apoia em tudo. É uma fofa. Amo minha priminha ♥ Eu espero conseguir essa façanha de um sumiço e voltar melhor, cheia de flores. Eu espero me encontrar também. Eu espero que quando eu volte, não tenha que esperar muita coisa. Eu estou voltando um pouco pra dentro pra voltar depois pra fora com mais alegria, como antes, alçando voo livre, aproveitando as coisas, correndo riscos?, talvez. Eu quero desaborrecer, quero desaparecer, quero que eu e minhas emoções sejam as mínimas possíveis aqui, quero não me importar, quero não esperar, quero não sentir falta, quero não ter que ouvir pedidos de perdão, quero não ter que perdoar, quero não ter que ficar sorridente, quero não ficar imaginando, quero não pensar em se, não viver de mas, não me explicar, não me prender, não ter que desgostar, não ter que confessar nada, quero também sair daqui de casa.

Vamos ver se é hora de florescer.


Apontamentos para uma elegia

I
Debruço-me
Sobre mim
Com a melancolia
De quem contempla as coisas disparatadas que há na vitrine de um bric...

Pobre alma, menina feia!
As lágrimas embaciam os teus óculos.
E o mais triste é que não são verdadeiras lágrimas,
São um mero subproduto do tempo,
Como esse pó de asas de mariposa
Que ele vai esfarelando, aqui e ali, sobre todas as cousas...
(...)

Mário Quintana.





"Um homem que não se dedica à família nunca vai ser um homem de verdade." (D. Corleone)
14.08.2012

Segundo dia sem comunicação. Aqui em casa está um inferno.

Fotos do Verão na Colômbia: http://tusfotos.elmundo.es/512289666

"Vou insistindo em não pirar de vez. É o que há de melhor em mim e o que me faz crescer, não há ninguém no mundo inteiro capaz de dizer o que eu posso, o que eu não posso, o que eu devo fazer... O que há de positivo depois que acabou: saber o que foi desperdício e o que o ficou de bom. Você se foi pelo caminho, te desejo, amor, seja feliz por que daqui pra frente eu sei que vou..." ♪ (Aguarraz)

"Compreendi o erro de toda humanidade, uns choram por prazer e outros com saudade. Jurei e a minha jura jamais eu quebrarei: todo pranto esconderei. Quem me vê sorrindo..." (Quem me vê sorrindo, Cartola)

"E o que sou? Onde estou? O que sobrou de mim mesmo acabou, acabou de acabar. Foi embora. Já não vou mais, já não saio da porta pra fora, já não sei viver." (Phill Veras)

"E ainda é tempo de recusar, de não querer entrar antes da coisa explodir. E ainda é tempo de dizer não, pode dizer adeus, mas seu coração que não quer não vem mais falar do que se foi. Não tem mais de querer se explicar, não faz sentido querer abrigo agora se você não quer ficar." (Phill Veras)

Vieram aqui em minha casa. Não gostei. Eu entendi, mas eu não gostei, não que eu não goste da pessoa, ou da companhia, ou da atenção, mas eu queria ficar só. Eu tentei ser amigável, conversar... Só consegui falar nele. Por quê? Nem eu sei. Eu só sei que em um determinado momento minha raiva estava subindo, meu sangue estava ficando quente, e nem tinha um porquê, não havia feito nada pra mim. Eu só queria ficar só. Completamente só.

"...Me obrigue a viver pra eu planejar. Pode me calar. Não deixe ninguém entrar, não quero me machucar, não devo me machucar. Não vai dar na mesma, faço por nós dois, penso no depois. Deixo a música tocar..." (Phill Veras)



"Melhor do que cabelos alisados é rabo de cavalo ou fios inteiramente despenteados. Mulher deve dormir encolhida e acordar quase me expulsando da cama. Mulheres que xingam são mais atraentes. Mas não xingue como um ser depravado. Mulher tem que ter pudor para saber como não tê-lo nas horas certas. Mulher não precisa saber cozinhar. Mas cabem algumas tentativas frustradas."
Hugo Rodrigues em "A Mulher ao seu lado é o sonho de outrem".

15.08.2013

Às vezes eu me sinto uma idiota fazendo isso, mas percebo que estou mais tranquila sozinha, e quando digo sozinha digo solitária mesmo. O convívio, as falas, as conversas, as dúvidas, as situações alheias que vão surgindo e aparecendo pra mim me enchem de emoções que eu nem sempre consigo lidar muito bem. Por isso parece que estou tão estável aqui em casa, estável emocionalmente. Mas é só eu acordar um pouco lá fora que parece que desabo.

O mundo é um moinho - Cartola
Ainda é cedo, amor, mal começaste a conhecer a vida já anuncias a hora de partida sem saber mesmo o rumo que irás tomar. Preste atenção, querida, embora eu saiba que estás resolvida, em cada esquina cai um pouco a tua vida, em pouco tempo não serás mais o que és. Ouça-me bem, amor, preste atenção, o mundo é um moinho, vai triturar teus sonhos, tão mesquinho, vai reduzir as ilusões a pó. Preste atenção, querida, de cada amor tu herdarás só o cinismo, quando notares estás à beira do abismo. Abismo que cavaste com os teus pés.


Preciso Me Encontrar
Cartola
Deixe-me ir, preciso andar, vou por aí a procurar rir pra não chorar. Deixe-me ir, preciso andar, vou por aí a procurar rir pra não chorar... Quero assistir ao sol nascer, ver as águas dos rios correr, ouvir os pássaros cantar, eu quero nascer, quero viver... Deixe-me ir, preciso andar, vou por aí a procurar rir pra não chorar. Se alguém por mim perguntar, diga que eu só vou voltar depois que me encontrar. 



16.08.2013

Quero que entendam que não estou morrendo. Sim, estou mal, estou me sentindo mal, mas não estou a ponto de ficar louca, de surtar mais e completamente. Só quero, devo, acho que devo, ficar um tempo só mesmo. Eu não estou fazendo isso pra ter atenção de alguém, não estou fazendo isso pra fazer alguém sentir minha falta, nem fazendo por ninguém, embora nesse curto tempo muitos nomes estejam envolvidos nessa minha tortura mental diária, não é por alguém que decidi parar de "existir" para os outros momentaneamente. Eu só parei pra existir um pouco pra mim, pra esse "mim" que eu ando desconhecendo, que está desejoso, que está receoso, cansada, meio pra baixo, se sentindo usado, assim como cansado de usar. É um mim que não conjuga nenhum outro verbo além do "reclamar". Não quero mais reclamar do que deixam ou deixaram de fazer comigo, do que eu permiti que fizessem e até quis, não quero ficar chorando esse leite, odeio leite, eu gosto de café preto e é assim que quero continuar tomando e vivendo. Preto, forte, sério, certo. Decididamente. Sem esperar, sem procurar, sem dar atenção, sem me preocupar... O mundo é um moinho e eu ainda sou tão jovem, já disse Cartola esses dias pra mim... Ai, Cartola, tu és um doce.
Nunca antes tinha dado tanta atenção a como as relações fora da família tomam nosso tempo e tornam mais complexas as nossas vidas, mais animadas também, é verdade, mas mesmo assim... Tomam tempo, demandam atenção... Eu não queria tomar tanto tempo e atenção assim de ninguém...

A ideia de que “estar apaixonado” é a única razão para se continuar casado realmente não deixa espaço para o casamento ser visto como um contrato ou uma promessa. Se o amor é tudo que há, então a promessa não terá mais nada a acrescentar; e se ela não acrescenta nada, então nem deveria ser feita. O mais curioso é que o próprio casal que se ama, enquanto está realmente apaixonado, sabe disso melhor do que os que ficam falando de amor.
Chesterton dizia que quem está apaixonado tem uma propensão natural a se envolver em promessas. Todas as canções de amor por todo o mundo são cheias de juras de fidelidade eterna. A lei cristã não impõe nada à paixão amorosa que seja estranho à própria natureza dessa paixão; só o que se exige é que os amantes levem a sério algo que a paixão os leva a fazer. E é claro, a promessa que fiz quando estava apaixonado, e porque estava apaixonado, de ser sincero com o outro enquanto eu viver, faz com que eu seja sincero mesmo que eu não esteja mais apaixonado. Uma promessa deve referir-se a coisas que eu possa fazer, a tomadas de ação; ninguém pode prometer ter o mesmo sentimento por toda a vida. Da mesma forma como também não se pode prometer não ter dor de cabeça ou sempre sentir fome.

de Mere Christianity [Cristianismo Puro e Simples] C.S. Lewis

"A cada dia me convenço mais que o grande problema da sociedade atual está nesse imediatismo: Não é porque é consigo buscar algo em 0,3 segundos no google que a minha vida precisa funcionar da mesma maneira. Nossa vida sentimental não pode funcionar na mesma velocidade da era da informação assim como demonstrações de afeto não deveriam serem feitas exageradamente em redes sociais. Concluindo, em meu entendimento as mudanças para serem consistentes precisam de tempo, e para piorar o mundo nos torna cada vez mais impacientes." Allan Apter em Entropia – As pessoas mudam?.

"Pode parecer misterioso, ou mágico, perceber como sua vida muda com um escutar mais profundo. Mas isso se dá por um motivo simples. Enquanto toda a sociedade moderna nos impulsiona a agir e a fazer, a escuta está envolvida justamente com o movimento contrário, que é permanecer em calma e silêncio numa não ação. Em vez de sermos ativos, por um momento vamos nos tornar conscientemente passivos. Em vez de se ir para fora, vai-se para dentro. Em vez de nos expressarmos, vamos ouvir o que o outro diz. E nesse processo ficamos muitas vezes sem responder, sem retrucar imediatamente. Nos tornamos menos mecânicos e reativos. Essa simples mudança de atitude gera resultados grandiosos. Cada vez que a escuta se repete, sem interrupções, você se torna mais relaxado, mais aberto, mais atencioso, mais profundo, mais humano. E isso realmente pode transformar uma vida." Liane Alves em Ouça, apenas ouça.

17.08.2013

Eu conheço algumas histórias de pessoas que fazem tudo juntos, são uma espécie de "casal", mas não sabem se definir. E tenho visto que isso não funciona muito bem. As pessoas acham super bacana não terem palavras que a descrevam, sim, de fato é interessante viver uma coisa que não se consegue descrever, mas há coisas que nasceram pra serem definidas, há coisas que precisam, tanto para a sociedade, quanto para o bem estar psicológico de cada envolvido. Não falo isso afetada apenas pela meu conhecimento e educação baseada em uma moral cristã, mas porque percebo, a cada dia que passa, que não há jeito, que não dá certo. Quando não se quer casar, no papel, no civil e tudo mais, tudo bem, entendo, casamento afinal não é isso mesmo, mas que se assumam como casados, é importante. Que deem um jeito para que isso fique claro, porque faz bem, dá segurança e deixa tudo bem claro. Hoje assisti 500 dias com ela. Odiei a Summer. Que raiva dessa garota com essa ideia tosca de não querer relacionamento sério e ficar o tempo  todo inventando desculpas e não se rotular pra ficar testando e vivendo as mesmas coisas de um casal, mas sem nenhuma responsabilidade. É puta sacanagem, isso sim. Não sei nem se é friendzone, porque afinal, tinha sentimento dos dois lados, mas sendo ou não, é sacanagem. Diferente do Tom eu não desejo que ela seja feliz com o seu marido. E estou desejando isso sem rancor porque, afinal, é só um filme.

Será que quem faz isso acha que o outro pensa da mesma maneira? Qual a graça de manter tudo como se fosse só um jogo? Laços vão sendo criados, confidências vão sendo trocadas, sentimentos, tudo! E algumas pessoas ousam ficar com tudo isso, serem portadoras de tudo isso, e continuar num joguinho de: "não somos namorados", "não há rótulos". Não tenho esse romantismo todo dos filmes da Disney, mas olha, quero, no amor, o preto no branco também. Quero a confissão, quero a certeza, quero a segurança.

ELA É UMA FILHA DUMA ÉGUA. :)

Agora, um adendo: eu tinha intenção de passar 3 dias meio sumida. Estou há 5.
Estou melhorando. Numa escala de 0 a 10, onde 0 seria "quero cortar meu pulsos" e 10 "estou ótima e nada vai me abalar", acho que estou meio 6: "não morro por ninguém, mas ainda penso nos se's, embora seja passageiro e não me comova tanto."

Um comentário:

Anônimo disse...


“Procede deste modo, caro Lucílio: reclama o direito de dispores de ti, concentra e aproveita todo o tempo que até agora te era roubado, te era subtraído, que te fugia das mãos. Convence-te de que as coisas são tal como as descrevo: uma parte do tempo é-nos tomada, outra parte vai-se sem darmos por isso, outra deixamo-la escapar. Mas o pior de tudo é o tempo desperdiçado por negligência. Se bem reparares, durante grande parte da vida agimos mal, durante a maior parte não agimos nada, durante toda a vida agimos inutilmente...
Podes indicar-me alguém que dê o justo valor ao tempo aproveite bem o seu dia e pense que diariamente morre um pouco? É um erro imaginar que a morte está à nossa frente: grande parte dela já pertence ao passado, toda a nossa vida pretérita é já do domínio da morte!
Procede, portanto, caro Lucílio, conforme dizes: preenche todas as tuas horas! Se tomares nas mãos o dia de hoje conseguirás depender menos do dia de amanhã. De adiamento em adiamento, a vida vai-se passando.”

Lúcio Aneu Séneca,
Cartas à Lucílio.

Julio