"Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos." (Salmo 119:10)

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças



Definitivamente: eu não deveria ter assistido esse filme.

O que faz alguém querer esquecer de tudo o que já viveu com alguém? Antes a minha pergunta era por que alguém abriria mão de outra pessoa pra não viver mais, e aí, de repente, todas as lindas lembranças de momentos tão únicos não valeriam mais nada (não no momento em que se decide parar de uma vez). Quantas vezes eu já pedi pra esquecer de tudo? Muitas. E hoje estou esquecendo mesmo.


Nesta madrugada eu assisti a esse filme e tive vontade de esquecer muita coisa. Tive vontade de esquecer todas as vezes que me senti inferior, tive vontade de esquecer de todas as vezes que falaram mal do meu pai, de todas as vezes que vi minha mãe chorando por qualquer motivo, de todas as vezes que fiquei esperando ligações, de todas as vezes que gostei de alguém que eu não podia gostar, ou que era "impossível" demais pra mim, de todas as vezes que eu diverti as pessoas.


Eu tive vontade de apagar uma única pessoa, ele mesmo, você mesmo, de todas as minhas lembranças, mas aí eu forcei um pouco e... eu me surpreendi. Eu já esqueci de muita coisa. Eu sorria com você, eu chorava mais que sorria, é verdade, mas eu sorri, eu tenho certeza. Nunca tive uma memória muito boa, não lembro de quase nada da minha infância (como no Show de Truman, com Jim Carrey também, agora me pergunto: será que eu pedi pra esquecer minha infância? Não sei, não lembro). Eu não lembro da minha infância, assim como eu não lembro mais do teu cheiro, do teu sorriso, de vários momentos bons. Eu esqueci.


E eu não queria ter esquecido. Cinco anos! Como eu esqueci tanta coisa assim? Eu lembro bem de uma noite, música grega, sua mãe meio bêbada... Eu lembro disso. Eu só lembro disso. Eu tenho ainda as fotos e não me recordo do que aconteceu em cada dia delas, apesar de eu estar sorrindo em todas. Eu não me recordo! Meu Deus, eu esqueci de tudo. Desculpa, porque eu não soube te preservar em minha memória como uma boa lembrança.


E esse texto não é pra ficar poético com todas essas fotos, não é pra te pedir pra voltar ou pra dizer que te amo, mas te pedir perdão porque eu sei que, na tua memória, eu sou uma lembrança bem nítida. Eu me sinto como a Clementina agora, por sinal, desde o início do filme eu me vi nela: assim como ela eu tenho muitos defeitos, "muitos caras me acham um conceito ou que eu os completo ou que eu vou dar vida a eles, não passo de uma garota que procura a própria paz de espírito. Cuide você da sua."


Por que ela quis apagar tudo? Por que nas fitas só tinham os defeitos de cada um? Por que os momentos tão felizes depois se tornam tão dolorosos? O que faz alguém querer apagar completamente o rosto de outra pessoa? O que faz alguém amar tanto, que problema nos relacionamentos acontece que faz que mesmo se amando tanto, tudo fique tão errado e feio?


Hoje eu tenho vontade de apagar algumas lembranças, mas são recentes e não foram felizes pra mim como as que eu sei que com você eu vivi e esqueci. São lembranças pequenas que só me jogaram aqui... Mas vou te dizer a verdade: eu queria que você estivesse aqui agora comigo me abraçando. Eu queria mesmo, porque você dizia que era tudo frescura minha, e até nisso eu pareço a Clementina, mas mesmo assim você me abraçava, forçado, obrigado, obrigada. Se ler, não comente. É uma lembrança que eu não quero ter.


Quão feliz é o destino de um inocente sem culpa. O mundo em esquecimento pelo mundo esquecido. Brilho eterno de uma mente sem lembranças. Cada orador aceito e cada desejo renunciado."
Alexander Pope


"Meu interesse é viver sem você, nosso passado eu procuro esquecer. Ao grande protetor eu peço em uma prece, "Senhor, por piedade, vê se ela me esquece". O nosso amor, um grande amor, termina assim. Todo romance tem princípio e tem fim." Senões - Cartola.


Nenhum comentário: