"Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos." (Salmo 119:10)

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Com que tinta você anda pintando seu quadro?


Under One Umbrella - Leonid Afremov

Outro dia vi uma postagem num blog em que eram enumeradas algumas coisas que faziam as pessoas ficarem mais inteligentes, uma delas era as relações. Dizia que geralmente nosso QI vai se "igualando" às cinco pessoas mais próximas de nós, algo assim; bem, gostaria de ter encontrado o link da reportagem, mas, de qualquer forma, é apenas uma pesquisa que não considera outros contextos sociais também, diga-se de passagem, entretanto, ainda assim é uma informação que me chamou bastante atenção.

É óbvio (ou quase, pelo menos) que, se convivo com pessoas que são mais inteligentes em algumas coisas, seja o que for - música, cinema, literatura, experiências de vida no geral - por osmose acabo pegando essas informações que me deixariam, em teoria, mais inteligentes nisso ou naquilo também, mas não é só isso. Companhia é uma coisa muito séria. Muito mesmo.

Elas têm o poder não somente de te deixarem mais inteligente - ou apenas "informado" - como também de despertar em você o que de pior há, também o que de melhor existe. Podem fazer você crescer ou cair. Não é nem uma questão de você ser ou não "cabeça fraca", pois o social, acoplado a alguma "situação interna" que porventura te desestabilize, pode fazer estragos surpreendentes em você, assim como podem fazer você se redescobrir ou voar muito mais alto!

Com os últimos acontecimentos aprendi que em momentos onde há um certo desequilíbrio (e ainda mais sabendo que você tem sérias propensões a realmente se desequilibrar) é muito importante e saudável encontrar pessoas que possam ficar ao seu redor e que possam te ajudar nisso. Não significa "te frear" ou qualquer coisa assim (mas pode ser, caso seja necessário), mas te ajudar, fazer você voar e não cair cada vez mais fundo num poço sem fim.

Não é só inteligência que uma boa companhia pode te adicionar, mas uma escuta atenta, um passeio agradável, uma conversa interessante e, mais que isso, uma identificação sem julgamentos, podem te fazer sim uma pessoa muito melhor, mais centrada.

Boas companhias deixam qualquer fotografia mais bonita, não importa que na foto estejam apenas caretas. Boas companhias deixam qualquer quadro mais colorido.

Deixo aqui a mesma pergunta que outro dia o Frederico Mattos me fez por meio do texto "Antes só do que mal acompanhado" (e é verdade!):

Boas relações são como boas refeições, saciam por mais tempo sem necessidade de comer tranqueira. Você prefere se alimentar com mais qualidade emocional em menor frequência ou com mais gente e menos qualidade mais vezes? Antes só do que mal acompanhado.

Nenhum comentário: