"Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos." (Salmo 119:10)

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Caindo as escadas

Ilustração de Christoph Guher
Uma das melhores coisas que podem nos acontecer vira e mexe é ser ignorado/rejeitado. É uma coisa que geralmente (talvez por carência) faz você parar e pensar: "Nossa, não sou tão importante assim." Não somente isso, mas é um momento que lhe garante uma reflexão sobre o que você está passando, quem você é, por que você quer aquilo que não recebeu (quase sempre um tipo de reconhecimento, muitas vezes vulgar) e por que você acha, mesmo que inconsciente, que o outro tem que lhe dar isto que você acredita ser merecedor de receber.



Sempre que isto acontece comigo posso afirmar que sim, é incômodo, mas também é um bálsamo, porque não importa quantas vezes eu escreva sobre este mesmo tema, que vai na contramão do que a gente é ensinado a viver por aí, ainda assim é muito difícil pra mim e eu preciso ficar continuamente me relembrando disso. Negar-se é a coisa mais difícil a se fazer. E é a primeira coisa que nos é solicitada.

Quem quer se negar? Quem quer abrir mão daquela autoestima maravilhosa? Quem quer abrir mão de achar que é legal, interessante, divertido, essencial, importante na vida de alguém? E mesmo que seja... Quem quer abrir mão da certeza disso? A gente se ama demais. Ama pouco o amor sem volta. Quando sou ignorada ou rejeitada é um baque. Eu caio uns dez degraus escada abaixo me arrebentando toda pra chegar lá no fim e me tocar de que "Pera aí, mas porque eu queria ficar lá em cima?". A gente sempre quer ficar por cima, quer sempre se sentir bem, quer se sempre extremamente querido, desejado, amado.

Eu tenho a máxima (e tento vivê-la) de que não exigir do outro reciprocidade é a coisa mais amável que você pode fazer ao outro. Você o livra do peso de ter que corresponder aos seus sentimentos que sabe-se lá quais são. É preciso negar-se. Negar-se todo dia!

Contentar-se em ser livro de bolso, brigadeiro e não o bolo todo, a flor sozinha e não o buquê inteiro, a pequeneza que no fim... é grandiosa de tão bela e simples. Nada mais evoluído do que libertar-se de si mesmo. E desse amor-próprio que muitas vezes é danoso. Agora, dói, é verdade. E cada queda da escada é garantia de hematomas, mas também de aprender a subir escadas direito e, além disto, as escadas certas, também aprender o momento de não subir escada alguma. Enfim, vamos parar com essas analogias, a questão é que nem sempre esse amor todo que temos por nós é o que as pessoas têm por nós também. E isso não deve importar muito. A gente tem que amar do mesmo jeito...


Então Jesus disse aos seus discípulos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Mateus 16:24


Não quero ser manual desses feitos pra não ler e que nenhum sebo quer ter, muito menos ser jornal pra informar ou entreter se amanhã embrulho eu serei, nem quero ser um best-seller de ocasião, repetição, ou mesmo um livro tão genial anos à frente do tempo, mas quem tem tempo? Eu me contento em ser livro de bolso de papel cheirando a novo, bom igual conversa de quintal, poema de esperança em meio à dor escrito em fonte arial, um rascunho à espera da versão final. Pois sou rascunho de uma tradução do verbo que se conjugou, rodapé do texto principal, orelha que aponta para o autor, história que não tem final. E que sempre foi tão sua quanto minha, e que sempre foi de um rei que deu sua vida e que sempre foi tão sua quanto minha...


Nenhum comentário: