"Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos." (Salmo 119:10)

sábado, 25 de agosto de 2012

Fale contra o voto de cajado!


Esse período político é chato, ninguém gosta de ter seu programa favorito cortado por causa das propagandas que na maioria das vezes mais parecem programa de humor... Ladainha demais. Na rua não se olha outra coisa: cartazes por todos os lados, uma poluição visual louca, carros de som na sua hora de descanso que esses sim, eu tenho certeza!, desrespeitam todas as leis de poluição sonora urbana que podem existir! Enfim, já não basta esses pequeninos problemas (isso porque não falamos da corrupção) surge outra moda agora, não é exatamente agora, mas é atualmente que ela vem se fortalecendo mais e mais; estou falando do políticos cristãos, mais especificamente os evangélicos.


Não é um assunto que eu domino, mas é uma coisa que me incomoda. Este ano é a primeira vez que vou votar. Eu dou valor a isso, eu assisto às chatas propagandas eleitorais, eu guardo os números dos vereadores e o que eles estão falando, eu procurei as fichas, eu quero saber qual é o partido. Meu voto é o MÍNIMO que eu posso fazer. E o melhor de tudo: Sou eu e MINHA consciência! Meu voto é secreto! Não sou obrigada a votar em ninguém. Não tenho que ficar por aí falando das minhas preferências o tempo todo, pra de uma hora pra outra alguém chegar e querer mexer seus pauzinhos de uma forma nada sutil pra nada mais nada menos me obrigar a votar em alguém! Não, eu não estou passando por isso, mas sei que muitos devem estar. Só que desses "muitos", nem 70% deve se dar conta disso, vai ver que a maioria acha que é isso mesmo: "eu tenho que votar em quem meu pastou falou", "só vou votar em evangélico". E QUEM DISSE QUE ESSA BANCADA EVANGÉLICA ME REPRESENTA? Será mesmo que todos os evangélicos concordam com suas ideias, houve um consenso entre nós? Se nós já somos bem divididos até mesmo em relação à nossa fé quanto mais na política (ou na politicagem)! Tenha consciência de suas escolhas, você tem autonomia pra isso!


A Rede Fale é uma rede de pessoas que oram e agem contra a injustiça em nosso país e no mundo, com especial atenção para os aspectos econômicos e seus efeitos na desigualdade e na ampliação da miséria. [saiba mais] está com uma campanha muito interessante: Fale contra o voto de cajado.


"A mobilização pretende ser uma voz ativa, durante o período eleitoral, contra a utilização dos espaços e posições eclesiásticas para a promoção inescrupulosa da política e manipulação dos rebanhos. As atividades se darão basicamente por meio de comunicação nas redes sociais com imagens, vídeos e textos provocativos e de reflexão, além da realização de fóruns e debates sobre a temática fé e política em datas e locais a serem divulgados." - (blog da Rede Fale)
Você também pode participar divulgando, compartilhando e falando sobre isso na sua congregação, com os jovens, com os mais velhos e claro, com seus pastores. Eu apoio o #falecontraovotodecajado e acho extremamente necessário que essas discussões sejam feitas em nosso cotidiano. Acho ridículo as pessoas chegando na frente do culto com santinhos, não é hora pra isso! Deixo agora um vídeo muito bom, recomendo, recomendo, recomendo mil vezes, é engraçado, com certeza você conhece uns personagens da vida real assim!

Lembrem-se: crer também é pensar :)


3 comentários:

Martha Franciny disse...

Oi, achei super legal este post. Na igreja onde congrego tem um PR. que é candidato, muita gente lá dentro não concorda com a candidatura dele, assim como eu, não por ele ser evangélico, mas por ele não mostrar ser uma pessoa que realmente fará a diferença para a sua cidade lá dentro. Este está fazendo campanha pelas igrejas de toda a região e assim faltando em estar presente em sua própria igreja. Eu sou dessas pessoas que não concorda muito com evangélico e politica, porque muita gente sabe que crente é assim metido e tem sempre o impulso de fazer algo ainda que Deus não esteja a frente deste plano. Mas, se a pessoa tem o chamado de Deus para fazer a diferença não só no Reino, mas na sua cidade, estado ou país, dou o maior apoio para que vá em frente e cumpra o chamado, mas isso é claro, se for da vontade de Deus. Ainda não voto, vai demorar um pouco para isso acontecer, mas com certeza analisarei bem a pessoa a quem destinarei meu voto.

Dayane Brito disse...

Muito bom seu post. E necessário também. Nessa época as pessoas tentam, de qualquer forma, conseguir votos e não acho nada legal as pessoas usarem o nome de Deus para conseguirem isto. Muito boa a iniciativa.

:)

Marília Tasso disse...

Politica é igual em qualquer lugar mesmo, aqui não é diferente, a propaganda politica é uma verdeira palhaçada, não escondem que seu verdadeiro propósito é "filar" o dinheiro público, é cada figura. Uns não sabem nem ler o próprio discurso, é preciso ter mais noção de quem a gente coloca lá para nos representar, só que isso se tornou algo muito difícil. Sabe o que é pior, que nesse época de eleição resolvem fazer obras, projetos, afim de de que votem neles, um exemplo é o cinema da minha cidade para há anos e agora resolvem fazer algo, sinceramente tenho asco dessas pessoas, vergonha alheia.