"Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos." (Salmo 119:10)

segunda-feira, 9 de julho de 2012

A partícula de Deus



Há pouco tempo li Anjos e Demônios do Dan Brown. A leitura não me surpreendeu muito, o autor não tem nada de muito novo, escreve da mesma maneira que o Código da Vinci, no mesmo estilo, na mesma rapidez, enfim, não é um livro que faça eu gastar saliva pra elogiar, é um passa-tempo, é pra ler sem compromisso. Mas uma notícia recente me lembrou da história do livro que começava com a descoberta de uma partícula que comprovaria que o universo foi criado do "nada" (Sartre deve estar se remexendo!), a notícia atual também fala sobre isso, sobre a descoberta do bóson de Higgs.

Apesar de não haver 100% de certeza de que a partícula encontrada é a tão falada, muitos já questionam (e com razão) a importância desta descoberta para a fé. Não sou nenhuma perita no assunto, mas como cristã me acho no direito de dizer que sendo ou não um bóson de Higgs, não afeta a minha crença. Porque, afinal de contas, a essência do que acreditamos não é se tudo surgiu a partir do nada, em 24 horas ou não, não estou aqui questionando a Bíblia ou coisa parecida, mas se estamos hoje aqui e se acreditamos em Deus não é por essas coisas, mas sim por causa de Jesus, do Seu sacrifício. Esse é o sentido da nossa fé. Acredito que toda descoberta científica, mesmo que venha de pessoas que não creem, são frutos do conhecimento que Deus deu ao homem. Os homens são muito inteligentes, os homens são capazes de muitas coisas sozinhos, mas nada supera o que Deus é capaz de fazer pelos homens, o que Deus foi capaz de fazer pelos homens.

Pra quem quiser ler mais sobre a descoberta:
"Conheça a chamada Partícula de Deus" - Primeira Edição

14 comentários:

Carlos Rodrigo disse...

Concordo!! *-*
ótimo post.

http://mondarikc.blogspot.com.br/

Daniel Figueiredo disse...

É por isso que não deve existir a dicotomia Ciência vs Fé, já que sabemos que Deus deu ao homem conhecimento para descobrir e conhecer o mundo que Ele criou, sabendo disso entendemos que essas descobertas não vão contradizer, mas confirmar a revelação de Deus =D

Natan Macedo disse...

Muito da hora! Nada que a ciência fizer vai poder mudar de que Deus existe e ELE criou tudo. Deus sabia que esta pesquisa iria acontecer e fez com que homem fizesse isso.

KGeo disse...

para min simplesmente nem tudo que acontece na vida é ciêntifico"o universo é mais estranho do que podermos imaginar"

Olyvier disse...

Vi uma matéria esse dias no jornal.

Abraços.
umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

Leandro de Lira disse...

Oi!
Já li três livros do Dan Brown e gosto muito. Porém, geralmente quem é cristão, não curte muito. Não que eu não seja, apenas tenho uma mente aberta.
Já estou seguindo o blog e espero visitá-lo mais vezes.
Abraço!

"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com

Juliana Diniz disse...

Ainda não li nenhum livro do Dan Brown! Na verdade ganhei "O Símbolo Perdido" mas um tio pediu emprestado antes d'eu ler, quando terminou não quis devolver porque não queria que eu descobrisse os mistérios da maçonaria, vê se pode! XD
Enfim, concordo com você, Teffi.
Eu acredito que exista uma linha tênue entre ciência e fé.
Quero entrar para uma área que tem muita polêmica quanto a isso.
Evolução x Criacionismo, é um exemplo clássico.
Seria possível acreditar nos dois? Eu creio.
Creio que Deus deu conhecimento suficiente ao homem para que cada descoberta dessa fosse estudada e conhecida. Se você tiver a oportunidade de estudar a natureza ao fundo, fica maravilhado com cada relação, cada detalhe que existe nela. Fica pensado "como é possível acontecer tal coisa?". Sempre que descubro algo novo quanto a ela, fico pensando e pensando.. dai lembro de Albert Einstein que disse: “O universo é inexplicável sem Deus”.

Beijos, Ju.

Flavia Penido disse...

Eu costumo não entrar em discussões sobre ciências x religião. São assuntos distintos e quem discute acaba não chegando em lugar nenhum.
Tenho minhas crenças independente do que disserem sobre esses assuntos.
Acho que hoje em dia ciência e tecnologia são coisas das quais dependemos, mas essa descoberta ao meu ver é completamente inutil.
Li toda a matéria e o que entendi foi: Blá blá blá, rios de dinheiro gastos somente a titulo de curiosidade, blá blá blá.
Sério... Não consigo ver um proposito nessa descoberta. Serve pra que? Por que? Qual o real benefício disso?

Ah, e eu gostei do livro Anjos e Demônios. Sei que o autor é repetitivo mantendo o mesmo ritmo em todos os seus livros, mas achei a história interessante. hehehe

Bjokas
Flavia - Livros e Chocolate

Unknown disse...

Gosto muito dos livros do Dan Brown, e embora ele tenha escrito Anjos e demônios da mesma maneira que o Código da Vinci eu gostei muito dele.
Prefiro não dar minha opinião sobre essa discussão entre religião e cinecia pois geralmente sempre resulta em alguma briguinha.
Abraços.

http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

Luene disse...

Então, nunca li nada do Dan Brown e mal tive vontade de ler. Não sei porquê, acho que não é meu estilo. Enfim, concordo com o Rodrigo, prefiro não opinar quanto a religião. É muito controverso!
Beijos

http://luenealves.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Quanto aos livros de Dan Brown, devo confessar que eu adoro e já li todos... quando o assunto é a religião eu achei sua opinião pertinente e concordo que se a pessoa tem realmente fé ela não se abala por uma ou outra descoberta aleatória da ciência. E acho que os dois são importantes, tudo na medida certa.

Unknown disse...

Oi flor, adorei seu blog e amei esse posto, concordo com você a respeito de vários pontos. Adoro os livros do Dan Brown :). Assim como a Ju, também sou do Céu de Letras :) beijão!

Unknown disse...

post*
aah, tô seguindo também :)

Fernanda Muniz disse...

Concordo plenamente com você.

O fundamento da fé não é na forma que o mundo foi formado, mas sim no que Deus fez e faz por nós.
Eu ainda não li este livro, e tenho curiosidade justamente por este ponto que você tocou.

Parabéns pelo post.

Beijos flor! :D