"Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos." (Salmo 119:10)

sábado, 27 de outubro de 2012

Intocáveis

Faz tempo que eu não assistia um filme e ria tanto, aquela risada sincera, aquela risada completamente inesperada. E a culpa é do filme Intocáveis.


Fazia muito tempo que eu não ia ao Cine Praia Grande, um cinema cult daqui de São Luís, o único. Mas eu não ia porque não queria, nunca dava certo. Mas dessa vez deu e eu não me arrependi. O Cine Praia Grande está praticamente esquecido pela população ludovicense, tivemos festivais ótimos este ano e não prestigiamos o sucesso, mas Intocáveis mudou o rumo dessa história, pelo menos por esses dias.

O filme foi lançado em agosto desse ano e está fazendo muito sucesso. É uma produção francesa muito bonita e baseada em fatos reais.
"Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabele, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro." [Adoro Cinema]
O que eu tenho a dizer sobre o filme é bem simples. É piegas. Você começa assistindo o filme e na metade dele você já saca o final e a história inteira e que tipos de sentimentos estão ali envolvidos, mas isso não significa que ele se torna desinteressante ou chato. Muito pelo contrário! São sentimentos que a gente nunca acha chato, a história é muito bonita. O personagem Driss é com certeza a chave do sucesso, nem parece que ali há um ator, porque é perfeito. Você se apega a história e a todos da trama. A questão de não tratar alguém com compaixão é muito interessante. Nem sei se compaixão é o termo certo, mas acho que o sentimento mesmo é de pena.  Quantas vezes não sentimos pena de alguém? A obra me lembrou muito de outro filme que até já comentei por aqui, "Antes de Partir".


Recomendo a todos que assistam "Intocáveis" é um drama-comédia muito bonito, envolvente e emocionantes. Piegas, mas perfeito. A única coisa de que não gostei foi descobri que Driss não é negro na realidade, não sei explicar, mas perdeu a graça. Parece que forjaram uma "diferença" entre Driss e o Phillipe.



Um comentário:

Martha Franciny disse...

Tenho muita vontade de assistir este filme, e também de ler o livro no qual ele se baseia. Tudo o que li sobre foi extremamente positivo. (P.S: Peço desculpas por ter ficado um tempo sem comentar por aqui, é que acabei ficando muito atarefada e não pude encontrar tempo para comentar, mas agora voltarem a estar por aqui com frequência)
Beijos, Martha