"Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos." (Salmo 119:10)

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Girassol da Caverna

Lula Queiroga e Lenine
Eu sou fã do Lenine, gosto muito dele mesmo. Infelizmente perdi o show dele aqui na ilha este ano, mas no próximo eu vou! Não gosto muito de escrever SOBRE mim. Quero dizer, me incomodo escrever: sou assim, sou assado... A não ser quando se trata de defeitos, de problemas, aí é fácil, as palavras escorrem como água! Mas de vez em quando aparecem algumas coisas que podem me definir, são aleatórias, mas são bem legais, por exemplo, elefante, U2, Corinthians, Livros... Músicas. Quero lhes apresentar uma música podre de rica! Eu gosto do ritmo, da letra e do que a letra significa pra mim. Vamos lá:

Girassol da Caverna


Holofote riscando a treva aberta. Suicídio da luz no breu sem fim iluminando tudo ao redor de mim, tenho o riso febril de quem se oferta. Sou pedaço de terra descoberta por um navegador que sou eu mesmo, e por mais que a nau viaje à esmo em meu peito a rota é sempre certa. 
(Essa parte é perfeita! Eu sou assim mesmo, por mais que eu faça mil coisas sem sentido no meu peito a rota é sempre certa, eu sei o que eu quero e o que eu não quero, eu só não sei definir.)

Eu sou um girassol e busco a luz, mas nasci dentro de uma caverna com algema de folhas presa à perna e horizonte nenhum que me guiasse. Eu pensei que a mim tudo acabasse, quando em mim Teu amor fez moradia, hasteou esse sol que acenderia o planeta inteiro se precisasse! 
(Essa parte inteira é uma perfeita definição: eu sou o girassol e sim, eu busco a luz, mas eu nasci dentro de uma caverna mesmo e entenda por caverna... Sei lá. Uma família não convencional, vamos dizer assim. Houve uma época em que eu pensei que realmente fosse tudo desnecessário, mas aí eu conheci Jesus, ou Ele me conheceu, em mim o amor Dele fez moradia - eu coloquei um T maiúsculo em "teu" pra simbolizar isso)

Eu sou um girassol indignado e a voz que me rege é a verdade. Minhas pétalas clamam liberdade para o meu coração agoniado. Nesse circo de arame farpado, palhaço de poucas ilusões, cantando na festa dos leões com metade do riso amordaçado. 
(A frase sublinha é a minha cara: eu sou um girassol indignado e a voz que me rege é a verdade!)

Bastaria vagar pela cidade para ver a angústia em cada face. E por mais que os olhos eu fechasse, sentiria o cheiro da carniça. E o dedo maior da mão postiça semeou pelas praças, pelos becos. Quem chorava já tem os olhos secos de esperar os fantasmas da justiça.

Eu não li o epílogo da peça, mas pressinto no jeito dos atores o começo do fim desses horrores, a maldade que na razão tropeça. E o circo da história já tem pressa pra bater o martelo contra a mesa e cantar voz bem alta à natureza esse sol exilado que regressa.

15 comentários:

Mariana de Castro disse...

Que linda! Ainda não conhecia essa! Tua cara mesmo, dá até pra te imaginar dançando, cantando, ou usando uma percussão pra tocá-la hahaha

Carlos Rodrigo disse...

Pensei que ia gostar da música quando li a letra, mas quando escutei... não fi bem o que eu esperava, mas a letra é bonita!!

Beijão.
http://mondarikc.blogspot.com.br/

Juliana Diniz disse...

Quem te conhece sabe que essa música é uma ótima descrição sua, Teffi! Já a conhecia porque você vivia falando dela. Não sou a la super fã do Lenine, gosto de algumas músicas, mas o que não me impede de dizer quão talentoso é esse homem. Comecei a ouvi-lo com mais atenção depois de te ouvir falar tanto dele, assim com diversas bandas a quais fui apresentada por você! Haha.
Sempre que ouço algumas dessas bandas, não tem como não lembrar de ti e das tuas histórias.

Saudades.
Juli.

Mariana Guimarães disse...

Muito Legal essa música. eu também gosto muito de Lenine a minha música Favorita dele é paciência ^^

www.amostradelivros.blogspot.com.br

Jaqueline Silva disse...

Oiii querida, seu blog é o máximo, adorei!!! Ah eu tbm gosto mto do Lenine. :)

TO seguindo!!
Beijoos!!!
Meus livros, meu mundo.

Vinícius D. Costa disse...

Ei Teffi!
Confesso que pertenço à cultura pop e não suporto música brasileira, tanto das antigas quanto essas horríveis atuais, como Tchu Tcha e por aí vai, mas adorei o blog e estarei sempre por aqui comentando, é só avisar! =)
Comenta na minha nova postagem tb?
http://www.livroserabiscos.com/2012/07/stacey-jay-julieta-imortal.html
Bjos!

Julia Cedro disse...

Oi,

Nunca tinha ouvido essa música, mas gostei bastante. Ela tem uma letra muito linda, não é mesmo? Eu não sou muito fã de Lenine, mas adoro música brasileira.

Beijos!

Anônimo disse...

Amo, amo, amo música brasileira e a voz do Lenine é tão gostosa de ouvir, né? Amei essa música! A letra é mais pesada, porém o ritmo é todo alto-astral! :D
Muito bacana misturar isso... Minha preferida dele é Paciência, ouço direito, rs

Profano Feminino disse...

O Lenine canta muito mesmo, ainda não conhecia esta música.

www.profanofeminino.com

Lidiane Andrade disse...

Eu já conheço essa musica, mais não sou nenhuma fã não.. haha!

Marília Tasso disse...

Olá, obrigado por seguir comentar lá no blog =D
Eu sou muito fã do Lenine, ele é um artista brasileiro muito especial, já fui em um show dele e foi inesquecível e muito emocionante!
Estou seguindo e vou estar de olho sempre no seu blog, bjos ;)

agnes disse...

não conhecia esta música, vou escutar ela melhor qd puder - pq agora estou no estágio hihi
mas de cara vou gostar.. eu sei!
já gostei da letra..
e sendo do lenine, já é 50%!

sucesso com o seu blog!
beijos
Rascunhos e Borrões

Flá disse...

Olá.. somos amigas no skoob e você passou o link do seu blog. Temos algo em comum, gostamos de livros e da Martha Medeiros.
Estou te seguindo e linkei seu blog.
Ganhei um selinho e gostaria de enviar para você, fique a vontade para responder ou não.
Beijos
Parabéns pelo blog!
http://devaneiosnasentrelinhas.blogspot.com.br/2012/07/selinho-e-tag.html

Flávia disse...

Muito bonita essa musica, tem metáforas boas, com tantas musicas bestas hoje em dia, a gente fica feliz que ainda existem aqueles que façam musica pela musica e nao pelo dinheiro. Ótima idéia de usar uma musica para se descrever, as vezes a forma mais fácil mesmo de falar de nos e pelo que gostamos e nao por meras palavras. Gostei muito do seu blog e estou seguindo.
Eu sei que e meio chato pedir isso, mas estou fazendo um concurso no meu blog, se se interessar e só entrar nesse link: thoughts-little-princess.blogspot.com

Anônimo disse...

Muito bom ouvir as músicas do Lenini, apesar que essa não conhecia. Adorei seu blog, sua biografia, a alegria contagia as pessoas e ela está em você. Parabéns, quando eu entrar na net pelo computador eu sigo seu blog pois no celular não mostra a opção