"Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos." (Salmo 119:10)

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Divertida Mente (Inside Out - 2015)

Quando tem Pixar no meio, não pense duas vezes em ir assistir. A chance de você se decepcionar com um filme que tenha a Pixar envolvida é menos de 10%. Basta lembrar de Carros, Toy Story, Valente, Procurando Nemo, Wall•E, Up-Altas Aventuras... A lista é perfeita! Vai dizer que nenhum destes filmes não mexeu com você? Como eu disse, a probabilidade é muito pequena, ouso dizer: quase nula. E não foi diferente com Divertida Mente.

O primeiro diferencial deste filme é que ele não tem somente a Pixar, mas a Disney também! E então, o que uma parceria da pesada como esta pode oferecer?




Sinopse:

Crescer pode ser uma jornada turbulenta, e com Riley não é diferente. Ela é retirada de sua vida no meio-oeste americano quando seu pai arruma um novo emprego em São Francisco. Como todos nós, Riley é guiada pelas emoções – Alegria (Amy Poehler), Medo (Bill Hader), Raiva (Lewis Black), Nojinho (Mindy Kaling) e Tristeza (Phyllis Smith). As emoções vivem no centro de controle dentro da mente de Riley, onde a ajudam com conselhos em sua vida cotidiana. Conforme Riley e suas emoções se esforçam para se adaptar à nova vida em São Francisco, começa uma agitação no centro de controle. Embora Alegria, a principal e mais importante emoção de Riley, tente se manter positiva, as emoções entram em conflito sobre qual a melhor maneira de viver em uma nova cidade, casa e escola. (Filmow)

Nem tão infantil assim

O filme é categorizado como "infantil", mas de infantil não tem nada. No cinema, você pode ouvir as crianças rindo com os personagens caindo, fazendo caretas e etc. Mas basta olhar para os lados, e vai ver papai, mamães e adultos como eu chorando, rindo muito e se emocionando. Acontece que o filme é mais complexo do que parece.

A primeira pergunta do segundo trailler dá o tom: "O que será que se passa na cabeça daquela pessoa?" Quem nunca teve vontade de saber disso? E nas cabecinhas das crianças, então? Muitas vezes costumamos tratar as crianças como seres mini que não têm nada na cabeça... Mas lá funciona um sistema incrível de aprendizagem e que Divertida Mente, divertidamente, reproduz muitíssimo bem!

O que será que está passando na minha cabeça?

Um filme para aproveitar e pensar: o que será que está passando na minha cabeça? Verdade! Diversas, durante o filme, me peguei pensando: "Nossa! Funciona assim mesmo!". Não tem como não pensar qual dos personagens vai ser a "liderança" da sua cabeça. É incrível pensar também em como tudo isso vai sendo criado ao longo do seu desenvolvimento! Bem, daqui eu paro porque se não vou viajar mais ainda!

Detalhes Técnicos e Curiosidades

Sobre a animação em si, roteiro e trilha sonora. A animação não tem nada de extraordinária, mas é bem criativa sim. O Roteiro é, com certeza, o personagem principal deste trio! A trilha sonora é tímida, mas não chega a atrapalhar ou ser chata, está apenas como complemento.

Algumas curiosidades interessantes:
Os roteiristas pensaram em até 27 emoções diferentes, mas escolheram apenas cinco: Alegria, Raiva, Medo, Tristeza e Nojinho. Algumas das que foram cortadas, incluiam Surpresa, Orgulho e Confiança (imagina só como seria mais complexo ainda!).

emoções do Divertida Mente



A inspiração de Pete Docter para este filme, veio de acompanhar sua própria filha passar pela dinâmica fase do crescimento. Assim que você assistir, ou se você assistiu, vai perceber que isso ficou notório!

Ah, para que o nome e o rosto não vire uma lembrança apagada:




Este é Peter Docter, o super roteirista de "Divertida Mente", e que fez trabalhos como, nada mais nada menos do que Up - Altas Aventuras, Wall•E, Toy Story e Monstros S.A. É ou não é um cara talentoso?


Entrou na minha lista de favoritos, o filme e o roteirista!

Nenhum comentário: