"Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos." (Salmo 119:10)

domingo, 12 de abril de 2015

Meu bebê é melhor que o seu

Eu não sou mãe, mas pretendo ser. Sou apaixonada por crianças desde cedo e estudante de psicologia, o que me despertou pra querer ler e assistir muita coisa. Na teoria tenho muito conteúdo, na prática, tenho apenas algumas experiências. Mas acho que a que tenho mais intensamente vivido ultimamente é sobre o narcisismo dos pais. Eu estou usando o termo "narcisismo" aqui bem aleatoriamente, sem necessariamente ser um conceito freudiano, por favor, não confundam.

♡ | via Facebook



Existe uma coisa meio nas entrelinhas desse universo que é da ordem de uma espécie de disputa ou de autojustificação de ainda não sei o quê, algo do tipo:

"Ele está fazendo isso!"
"Ela sempre fez isso desde que nasceu!"
"Falou muito cedo"
"Nasceu com quase 5kg!"

E por aí vai... Normal um pai ou mãe contar tudo o que há de maravilhoso no seu bebê para você, mas coloque eles junto de outros pais, é, como eu disse, nas entrelinhas, quase uma disputa.

Quem é o bebê mais interessante? Quem é a mãe que tem mais informação? Quem é o bebê mais paparicado? Quem é o bebê mais precoce?

Sobre precoce: o pessoal ama bebês precoces ou os exageros (como a gordura, por exemplo).
As mães piram com os recém-nascidos que já falam! Piram ainda mais com os bebês de 1 ano que já dançam na ponta do pé, sapatilha de ferro, no ballet clássico! O povo adoooora uma precocidade!

Eu queria saber quando que saiu de moda ser um bebê que tem tudo nas suas fases consideradas adequadas. Por que parece ser ruim? Talvez exista sim aquilo que seu bebê fez mais cedo do que a maioria e de forma bem peculiar. Valorizar isso é super legal,  mas por que diminuir o bebê de outros pais para justificar isso? Você vai sentir que seu bebê não é tão especial se ele não fizer nada fora do esperado? Ou isso vai tornar vocês pais inferiores aos outros?

Eu só peço que quando eu for mãe, eu não crie tantas expectativas quanto ao desenvolvimento do meu filho, e, que, além disso, eu não force nenhuma situação para diminuir o filho de outros para aumentar o prestígio do meu. Do meu? Os bebês nem ligam para isso, já percebeu? Trata-se de nós.

Eles não nasceram para nos justificar e superar nossas expectativas, eles nasceram para apenas serem eles, precoces ou não, mas todos muito especiais. O trabalho de cada pai e mãe é orientar e possibilitar que, da melhor forma, eles possam desenvolver-se bem, cada um no seu tempo, cada um da sua forma, cada um do seu jeito. Deixe os bebês terem seu tempo.

Meu irmão foi um bebê lindo e peculiar: nasceu com 55cm, 4k800g e andou aos 9 meses.
Eu nasci menor e andei apenas com 1 ano de idade. E tirando o fato de que estes são detalhes que minha mãe não esquecem, não significaram tudo diante da nossa vida como um todo. Somos pessoas completamente diferentes e saber que meu irmão andou mais cedo que o normal não torna ele melhor que eu, nem o fato de eu ter andado no dia exato da minha festinha de um ano, me torna mais especial. Tivemos tempos diferentes. Apenas.

Cada bebê no seu tempo, eles não são produtos que precisam mostrar qualidade.


Nenhum comentário: