"Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos." (Salmo 119:10)

domingo, 6 de maio de 2012

Água Viva - Clarice Lispector

"(...) e a vida é esse instante incontável (...) "

"(...) Estou num estado muito novo e verdadeiro, curioso de si mesmo, tão atraente e pessoal a ponto de não poder pintá-lo ou escrevê-lo. Parece com momentos que tive contigo, quando te amava, além dos quais não pude ir pois foi ao fundo dos momentos. É um estado de contato com a energia circundante e estremeço. Uma espécie de doida, doida harmonia. Sei que o meu olhar deve ser o de uma pessoa primitiva que se entrega toda ao mundo, primitiva como os deuses que só admitem vastamente o bem e o mal e não querem conhecer o bem enovelado como em cabelos no mal, mal que é o bom."

"(...) Estou viva. Mas sinto que ainda não alcancei os meus limites, fronteiras com o quê? Sem fronteiras, a aventura da liberdade perigosa. Mas arrisco, vivo arriscando. Estou cheia das acácias balançando amarelas, e eu que mal e mal comecei a minha jornada, começo-a com um senso de tragédia, adivinhando para que oceano perdido vão os meus passos de vida. E doidamente me podero dos desvãos de mim, meus desvarios me sufocam de tanta beleza. Eu sou antes, eu sou quase, eu sou nunca." Água Viva - Clarice Lispector"

Eu nunca terminei de ler esse livro e pra piorar foi o primeiro livro dela que tentei ler, mas é tão... tão... eu não consegui terminar. É forte, é carregado de tantos sentimentos... Sou fã de quem é realmente leitor da Clarice, não aqueles como eu, que só leem frases avulsas e pequenos textinhos. Ler Clarice deve doer.

Um comentário:

Juliana Diniz disse...

Steffi, I miss you! T_T

Bem, já ouvi dizerem que Clarice não é só pra ler, é pra sentir. Concordo, já li Felicidade Clandestina e alguns contos de Hora da Estrela. Clarice escreve de forma intensa, ás vezes te leva a reflexão, ás vezes te dá um tapa, por outras até te faz chorar. Ler Clarice realmente é um misto de sensações.

Beijos, Teffi!
Te amo, Girassol!

Ju.