"Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos." (Salmo 119:10)

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Ressignificar



Ressignificar é uma das palavras que mais ouvi no curso de Psicologia. E apesar de reproduzi-la em diversos contextos e copiá-la em diversos conceitos nunca tinha compreendido o que realmente ela é até o momento de ter que lidar com isto.

Ressignificar não é "pensar o lado bom da coisa", é mais como transformar o sentido daquilo que se apresenta. A dor do parto não é apenas uma dor que é insuportável, mas um momento de abertura de um novo ciclo, quando você ressignifica esta dor ela passa a ser mais aceitável, por exemplo.

Eu estou aprendendo a fazer isso com as dores com as quais estou convivendo. A dor da partida, a dor da mudança, a dor do medo, a dor do desacreditamento, a dor da solidão, a dor da carência, a dor da saudade, a dor das expectativas, a dor da responsabilidade em suas costas. Tantas dores que às vezes sufocam.
O primeiro passo para dar um novo sentido a tudo isso é o parar de lamentar. Não há coisa mais chata que ficar se lamentando pelas coisas que lhe acontecem. Uma coisa é um desabafo, outra coisa é uma contínua lamentação que não leva a lugar algum. Parar de se lamentar pelas dores que estão sendo sentidas.

Cultive as dores não para que elas virem pedras no peito, mas para que delas surjam flores e frutos de amadurecimento. Use as lágrimas de uma noite para regar as sementes, a Bíblia já diz isso, não é? É também o que diz aquela máxima: não temos controle do que vamos sentir, mas somos nós que decidimos como lidar com nossos sentimentos. Ressignifique o que anda lhe pesando

Transforme o que está sendo um fardo em apenas uma etapa. Transforme o medo em desafio. Transforme o que é raiva, ódio ou inveja, em motivação e inspiração pessoal. Transforme a solidão em solitude. Transforme a saudade em boa lembrança. Transforme a lembrança ruim em aprendizado. Transforme o marasmo em contemplação. Transforme as críticas em reflexões. Transforme os defeitos em pontos a melhorar. Transforme o amor em amizade, a amizade em amor e deixe tudo na forma que faça você crescer. Apesar de tudo, mantenha-se indo, sobretudo, adiante.

Nenhum comentário: