"Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos." (Salmo 119:10)

terça-feira, 21 de junho de 2016

Participação especial: você mesmo.



Tem gente que é temporária, que você por um momento até acha que não, mas depois de um tempo, percebe que foi. Não estamos falando aqui de relações utilitaristas, mas de relações passageiras. Eu realmente acredito que existem pessoas temporárias, relações temporárias. E essa não é uma visão negativa da vida, mas o que percebi na minha própria experiência.

Durante nossa vida vamos encontrando pessoas que nos marcam de formas infinitas e que queremos realmente que façam parte de todos os nossos momentos. O tempo passa, e às vezes ele é curto, ou então vem a distância, as tarefas, as mudanças bruscas ou até mesmo a falta de mudança; algo acontece e você percebe que a coisa não é mais a mesma. Não que você não goste da pessoa ou que não continue desejando-a como um dos personagens da sua história, mas parece que as coisas simplesmente... mudaram.

Segundo ato.

Eu tenho algumas pessoas na minha memória por quem tenho um carinho enorme, mas sinto que o nosso tempo passou. São amizades que foram muito importantes em determinados momentos da minha vida, e acredito que, em boa parte delas, se eu me dedicasse mais, me doasse mais, talvez a coisa voltasse a ser como antes. O que acontece é que a Amizade não é unilateral e as coisas nunca tornam a ser o que era antes (pode melhorar, pode piorar, pode simplesmente não rolar mais a mesma vibe, o mesmo feeling...).

Essa tem sido uma das maiores dificuldades pelas quais estou passando: a habilidade de reconhecer que para algumas pessoas eu sou uma lembrança e aceitar o fato de que isto não é ruim, apenas acontece. Aceitar que há possibilidade sim de não me amarem mais, mas que o contrário também é provável, e que o que muda tudo pode não ter sido o que fiz ou não fiz, mas apenas o fato de que fui de um determinado momento, de uma fase, e, querendo ou não, permaneço como alguém que um dia esteve ali.

E que bom.

Espero ter sido na vida de algumas dessas pessoas uma "participação especial" que fez a diferença. E que o sentimento existente nas lembranças ou fotos, seja de alegria por tudo o que se tenha vivido. Da mesma forma, espero ser grata sempre por tantas participações especiais que inundam minha peça. Cada um tem um papel super importante e preciso reconhecer cada um deles, para o bem ou para o mal.

O importante é que o espetáculo não pare e que possamos a cada dia nos abrirmos para novas relações, novas participações. Cuidando daqueles que queremos que estejam conosco sempre e reconhecendo com alegria e gratidão aqueles que agora estão atuando em outros lugares. 

Bom espetáculo a todos. É a vida.
E como diz Fióti (super recomendo):

Ainda mais quando se tem afeto
Quando se quer junto, perto
mesmo se o caminho é incerto
De certo que vale apostar

Mas ainda se eu não tô completo
Saiba que isso tudo é um processo
O que busco é bem mais complexo
Lhe peço que saiba julgar

Que a água leva a maquiagem
Tempo leva a juventude
Mágoas nem sempre são passagens
Ainda mais se a gente se ilude

Hoje só quero a pureza disso comigo
Verdade de olhares sinceros
Onde eu possa encontrar abrigo

Gente bonita é foto
Gente boa é lembrança
É gosto, é cheiro, é toque
De ter um pedaço de infância

O resto é rosto, é risco
É duvida que nos alcança
É brisa que vira o barco
Ficando com a maré mansa



Nenhum comentário: