"Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos." (Salmo 119:10)

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A síndrome do "Você é linda aos olhos do Pai".


"Você é linda aos olhos do Pai" me parece aquele consolo do tipo: "Olha, você realmente não é bonita, mas isso não importa, Deus vê muito mais que beleza em você, você é linda para Ele, você é linda do seu jeito."
Já escrevi um texto aqui sobre isso. Bem, minha opinião é triste, mas é como me sinto, é a seguinte:

Linda é um adjetivo para pessoas que realmente são lindas, e, ok, depende de cada um o que é bonito ou não, mas então que não chame a outra pessoa de "linda" se realmente não acha, se você me acha "linda" porque eu sou engraçada, inteligente, escrevo bem, rio alto, danço, então diga isso: você é engraçada, inteligente, escreve bem, ri alto, dança!



A verdade é que o "Você é Linda aos olhos do Pai" é isso: você é tudo, menos linda pro mundo! Isso me deixa extremamente irritada, porque algumas pessoas usam essa frase como se ela fosse resolver o problema da insegurança ou da baixa autoestima. E não, não resolve! Não pra mim, pelo menos.

Outro dia um amigo que eu não via há um certo tempo me olhou e disse que eu estava muito bonita. Fiquei feliz, eu estava pouco maquiada (depois de um dia de aula), com um olho vermelho e inchado, um pouco mais baixo que o outro,uma calça jeans, uma blusinha de manga e uma rasteirinha, um brinquinho e cabelo num coque (porque ele estava uma merda!), enfim, eu não estava esbanjando sensualidade nem com um batom vermelho nem com o meu cabelo alisado nem nada disso. Aí eu realmente me senti uma pessoa bonita, eu recebi esse elogio em troca de nada, não fiz nada para que ele me dissesse isso.

Repetindo: não fiz nada para que ele dissesse isso. Porque a gente tem a mania de viver uns protocolos de beleza para que o outro nos ache bonito,  não tem essa de que a gente se arruma só pra gente, é claro que a gente se arruma também pro outro, e não tem problema nenhum nisso, o problema é quando você vive o ciclo da beleza pro outro: você se arruma com o que não vão achar estranho, se sente bonita, mas espera aprovação alheia e se não tem aprovação você fica mal. Eu admiro com todas as forças as pessoas que se libertam disso! E afirmo: não me libertei, não sou das que se rendeu à moda ou vive dela ou pra ela, mas me preocupo com a opinião alheia e, mesmo não cedendo muitas vezes, me sinto mal quando não me acham bem. E isso é inacreditável: você pode estar bem, pode estar se sentindo ótima, mas se sente mal automaticamente quando o outro não lhe acha bem! É doentio!



Tenho problemas com minha autoestima e tenho crises com isso constantemente. E, ultimamente, conversando com algumas pessoas, fico mais triste ainda, por mim e por tudo! Parece que pra você se sentir bonita você precisa se cuidar. Eu me cuido, posso não ser muito vaidosa, mas se não uso maquiagem o tempo todo é justamente por isso! Eu não vou ficar maltratando minha pele desse jeito. Mas, enfim, o que ouvi foi:

"Também tenho problemas com isso e tento resolver da seguinte maneira: eu me cuido mais, não saio de casa sem um batom, tento me vestir melhor, tento ser mais vaidosa."

Eu me sinto uma traidora do universo feminino quando ouço isso e só consigo pensar: "meu Deus, que sofrimento! Eu não quero ser artificial.". Não é que seja sofrimento passar um batom, mas sim o fato de que ter-que-passar-um-batom tenha que ser necessariamente uma das condições para se sentir bem. É como se você só fosse bonita e feminina quando 
Eu sinto como se eu tivesse que começar a ser uma coisa que não sou: uma pessoa vaidosa e feminina (e, já escrevi sobre isso também, odeio isso que chamam de "feminilidade").

"Steffi, qual o problema na vaidade? Não é ruim quando ela te ajuda, te bota pra cima..."
Não é ruim mesmo quando ela faz com que você se cuide mais, mas assumir uma postura assim e do tipo: "só isso vai fazer você se sentir bonita", meu Deus, parece uma tortura pra mim.

Eu gosto do meu cabelo com ondas, e quero alisá-lo, por quê? Pra me dar menos trabalho. Só por causa disso.
Eu não gosto de ficar me maquiando o tempo todo. Eu não sou fã de saltos, e tudo bem que eles deixam as mulheres muito mais elegantes, é verdade, mas deixam também cheias de varizes e eu tenho medo de um dia tê-las.

Não consigo explicar por aqui o que sinto quando vejo as mulheres fazendo isso só pra se sentirem mais seguras, e, o pior disso tudo, é que mesmo pensando tudo isso a respeito dessa terrível ditadura de "ter que ser bonita de tal jeito", acho até que vou me render a isso também. Os tempos estão difíceis.

2 comentários:

Mariana de Castro disse...

hahahaha Nossa conversa! O fato é que: mesmo depois de ter te dito tudo aquilo, minhas unhas ainda não estão feitas, não fui no salão, meu cabelo tá preso num coque (pq tá sujo, as always), eu tenho batons praticamente inteiros desde os 14 anos de idade (que eu já devia ter jogado fora, inclusive, fez bem lembrar), não tenho nenhum salto alto que seja realmente meu, tô desde 7h da manhã na rua, com olheiras e sem um pingo de maquiagem. Eu também sou uma vergonha.

Mariana de Castro disse...

hahahaha Nossa conversa! O fato é que: mesmo depois de ter te dito tudo aquilo, minhas unhas ainda não estão feitas, não fui no salão, meu cabelo tá preso num coque (pq tá sujo, as always), eu tenho batons praticamente inteiros desde os 14 anos de idade (que eu já devia ter jogado fora, inclusive, fez bem lembrar), não tenho nenhum salto alto que seja realmente meu, tô desde 7h da manhã na rua, com olheiras e sem um pingo de maquiagem. Eu também sou uma vergonha.