"Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos." (Salmo 119:10)

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Carta para um irmão.


Eu tenho muita coisa pra te dizer, mas porque somos ao mesmo tempo tão diferentes e tão iguais, acabo sempre gritando do que conversando. Isso não significa que não me preocupo, e quando grito ou me zango, não significa que realmente quero gritar ou me zangar, mas porque às vezes penso que não tem outra chance de você me ouvir, e é aí que percebo que você não me escuta deste jeito. Então vou tentar escrever, leia com calma e paciência. E amor. 
Aprenda, aprenda isso rápido: amigos são POUCOS. E mesmo que sejam muitos, os de verdade ainda são poucos. Nosso cérebro tem a capacidade de lembrar bem de em média 150 pessoas, mas dessas 150, no máximo umas 10 vão ser pra sempre. E outra, estudos recentes indicam que se você tem uma amizade de 7 anos, provavelmente essa sim será para sempre. 7 ANOS! Eu só tenho duas amizades de 7 anos, a Cris e a Silmara. As outras estão caminhando... O que quero te dizer com isso? É o clichezão mesmo, Pablo: amigos não são os que vão para as festas com a gente, eles também vão, mas aqueles que choram também e que nos ajudam a nos reconciliar com o que é importante: família, estudos, fé... Se você tem um "amigo" que não respeita isso e nem te ajuda com essas questões, não são seus amigos.

Você cresceu ao meu lado, Pablo, e já me viu muitas vezes brigando com nosso pai. Depois de um tempo eu entendi que não adianta muito... Gritar não adianta. E de vez em quando eu ainda grito, mas eu sei, Deus sabe, o quanto me esforço pra não fazer isso. Perdoar liberta, e enquanto tu não se der uma chance, não vai acontecer, tu vai sempre sentir a raiva, a mágoa e a tristeza. Não importa quantos relacionamentos tu tenhas com quais pessoas, sempre vai persistir o vazio, teus relacionamentos sempre serão frustrados enquanto você não se resolver consigo mesmo primeiro. Quando tentamos nos relacionar com alguém é uma busca inconsciente por algo que achamos que aquela pessoa pode oferecer, e essas coisas que achamos que ela pode nos oferecer geralmente é algo que temos que primeiro resolver conosco. Se quero atenção, significa que sou carente, então me faço a pergunta: "Por que sou carente?". Se quero alguém do meu lado, talvez eu queira ser dependente. Dependência não é uma coisa boa, "por que sou dependente?",preciso me perguntar. Se não consigo me relacionar bem com as pessoas da minha própria casa, pessoas com quem convivo desde o nascimento e tenho laços de sangue e de afeto, como vou ter certeza se vou me relacionar bem com outras pessoas. E se eu conseguir não estaria sendo uma fuga da minha parte? Estaria correto?

Quando saí de casa depois do que aconteceu com você, pensei em não voltar mais, já estava quase decidida, mas lembrei da minha mãe, do meu pai e de você. Não seria justo eu sair de vez e não ficar em casa e passar também por tudo isso e tentar ajudar vocês. Porque se todos vocês estiverem bem, eu ficarei bem mais ainda. Isso vale pra ti também.

Não podemos exigir que as pessoas mudem para que a gente mude. Nosso pai já tem 60 na veia! Nossa mãe quase 50! Eles não vão mudar assim. É uma triste notícia, mas é um fato. Somos nós que temos a chance de alterar as coisas aqui. E não é com gritaria nem com chantagens, é com conversa. Não significa que agora todos nós teremos que conversar sobre tudo, mas pelo menos, brigar menos sobre tudo. Rir mais.

Sabe o que percebi? Sempre que sorrio papai sorri. Isso me deixa feliz, é a maneira pela qual nos comunicamos. E quando escolhi meu namorado eu procurei agradá-lo nisso também. A aprovação dele me faz bem. Eu sei que somos diferentes e que existem coisas que talvez o papai nunca entenda, mas entenda você, Pablo: ele te ama muito. Muito mesmo. E já disse isso pra mim, pro Victor. Ele só não sabe como dizer, e não exija que ele diga, porque ele é velho, criado fora da família, viveu sozinho por muito tempo. Nós é que devemos demonstrar amor pra ele.

Quanto mais tu alimentar essa revolta, raiva, dele e de tantas outras pessoas, mais isso vai aumentar. Lembro-me bem dos dias em que me senti mais leve: quando decidi esquecer as coisas e amar as pessoas, pelo menos tentar, mesmo que elas não me ofereçam nada, porque se amo só quem me ama e quem me diz, então faço muito pouco, não faço muita diferença.

Já te disse uma vez: discrição é tudo. Não exponha tuas dores assim, não conte tudo pra todos nem pra metade, no máximo pra um ou dois. Um amigo sempre tem um amigo que tem outro amigo... E, mesmo que tu expliques com todas as melhores palavras do mundo ninguém vai sentir na pele e entender 100% o que você quer dizer, só Deus. Então, na dúvida, converse com Ele, porque ele pode até não responder na mesma hora, mas Ele responde. Pela voz de um amigo, por um texto, por uma música...

Tem coisas que são muito difíceis de entender enquanto estamos amadurecendo, mas amadurecer é isso, ganhar uns privilégios, perder outros e ter muitas responsabilidades. Lembro-me de uma aula de filosofia, o professor disse: "Responsabilidade é o preço que pagamos pela liberdade."

Não existe isso de "fazer o que eu quero", "não tô nem aí pra ninguém", isso são coisas que falamos pra nós mesmos pra gente acreditar que o que estamos fazendo é certo e pronto. Mas não é assim. Essa liberdade de querer fazer o que der na telha não acontece assim, meu irmão. Quanto mais crescemos mais uma falsa liberdade temos, porque podemos até tem mais lugares e permissões pra sair e tudo o mais, mas aí vem as contas, a pressão social de termos que um dia nos sustentar e etc. Pra você, que é homem, isso é bem mais forte. E é ruim e é bom ao mesmo tempo, porque nem todo mundo está preparado para ser independente de uma hora pra outra, mas isso é necessário. Cultive o hábito de ser dono das suas coisas LITERALMENTE. Isso faz bem. Não tem nada mais legal que dizer: "comprei o dinheiro que ganhei trabalhando." É no cotidiano do trabalho que aprendemos a lidar com muitas coisas. Eu sempre tive uma voz mais ou menos ativa aqui em casa e na escola, mas foi no trabalho que aprendi as horas de falar e de ficar cada, de obedecer e fazer mesmo sem vontade, de ter disciplina e responsabilidade. Estes valores só são cada vez mais aperfeiçoados.


Perdoe, Pablo, perdoe as pessoas que te fizeram mal.

""Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!” Salmos 32:1Ainda é difícil pensar na ideia de perdoar aquele que o feriu?Nós nunca seremos capazes de lavar os pés daqueles que nos feriram até permitirmos que Jesus, aquele que nós ferimos, lave os nossos. Esse é o segredo do perdão. Você nunca perdoará ninguém mais do que Deus já o tenha perdoado.Olhe Jesus enquanto ele vai de discípulo a discípulo. Você consegue ouvir a água espirrando? Mantenha essa imagem. João 13:12 diz, “Quando terminou de lavar-lhes os pés...” Note, ele terminou de lavar-lhes os pés. Ele não deixou ninguém de fora. Isso é importante! Isso significa que ele também lavou os pés de Judas. Jesus lavou os pés do seu traidor.Isso não quer dizer que foi fácil para Jesus. Isso não quer dizer que é fácil para você. Isso QUER dizer - Deus nunca o chamará para fazer o que ele já não tenha feito!"
(Max Lucado) 

Você não precisa estar numa igreja pra fazer isso, você não precisa falar pra ninguém nem se sentir bem pra isso. Perdoar é uma decisão! E é o que pode te livrar de todo o mal.

Nunca parei pra conversar contigo sobre o que fiz neste tempo de solteirice. Fiz coisas erradas, muito feias mesmo. E passei aqueles dias aqui em casa sem face nem celular nem saindo nem nada porque fiquei com tanta vergonha do que fiz que eu só conseguia chorar. Fiz mal e recebi o mal de algumas pessoas. Então, no último dia, decidi pedir perdão a Deus e às pessoas que fiz mal. De algumas nunca recebi resposta, mas hoje já estou bem comigo mesma, porque fiz minha parte, me livrei do peso da culpa, embora quando eu lembre algumas lágrimas rolem ainda...

Não seja só um personagem, Pablo. Você é muito mais que isso. A nossa história nós vamos construindo escolhendo os caminhos por onde andaremos. Quando as pessoas dizem pra ter cuidado com as amizades, pra seguir as regras, não é porque querem nosso mal, mas porque se preocupam se vamos ou não ficar bem. Não é à toa que as leis, os conselhos e um monte de outras coisas estão aí.

Independente da sua escolha, tome-a com muita sabedoria e reflexão. Não faça nada de cabeça cheia e quente. Se esvazie: de toda raiva, de toda mágoa, de todo trauma.

Saiba que você tem uma irmã mais velha, que parece ser certinha, mas que já viveu e viu muita coisa e aprendeu com elas e que é sua amiga também.

As pessoas falam mal? SEMPRE falarão.
As pessoas não querem nosso bem? Mentira. Se todas as pessoas são assim então somos assim também, e isso não é verdade.
As pessoas não nos aceitam do jeito que sou? Pode ser, pode não ser. A verdade é que as pessoas não nos aceitam se não transpareceremos maturidade a respeito do que queremos ser.

Eu acredito que Deus escolheu cada pessoa pras nossas vidas com propósitos distintos. Não tem uma pessoa sequer que passou pela minha história que não me ensinou algo, mesmo que seja o de fazer alguma coisa. A família, não somos nós que escolhemos, já nascemos nela. Deve ter algum motivo!
Amo nossa família: é grande, cheia de fofoca, com gente que ri alto, que reclama, briga, FAMÍLIA é isso. Não quero privar meus filhos desse convívio. Eles precisam saber amar até os defeitos.


Para perdoar não precisa ir até a pessoa e dizer: "te perdoei", mas fazer isso mentalmente, espiritualmente, e mudar de atitude. Eu te garanto que tudo muda depois disso, pode demorar, mas muda. Quando a gente perdoa, pode até ser que o outro não nos perdoe, mas Deus nos perdoa.

Quanto aos amores da vida: carência, dependência, insegurança... Essas coisas muitas vezes chamamos de "amor". Querer ficar perto o tempo todo não significa amor, querer abraço toda hora não significa paixão, insegurança em todo relacionamento teremos se por acaso não nos resolvermos conosco mesmo e se não entendermos que o outro é SEMPRE LIVRE pra fazer o que quiser. Até ir embora ou falar uma bobagem. É a vida. Se nos importarmos demais com o que vão sentir por nós (será que gosta de mim? será que quer o meu bem?) vamos esquecer de sentir o melhor por nós mesmo. Você precisa se amar antes de tudo.


Tenha paciência, que as coisas se ajeitam. Releve a raiva, quando a sentir se prepare, crie mecanismos pra não explodir (eu, por exemplo, me concentro no que estou fazendo até esquecer as vozes de fundo, principalmente a sua), mude de atitude.

Eu também estou tentando fazer isso. E cada dia aprendo mais. 




Nenhum comentário: