"Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos." (Salmo 119:10)

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Seja a escolha certa.

"Mas acontece que o amor não tem razão, sua raiz é uma nação sem ser lugar." (Zero Muito - Mart'nália)
Será que você está certa, Mart'nália? Será que o amor não tem razão? Será que não tem raiz mesmo?


Foi difícil eu entender isso, demorou um pouco. Aprendi e sei que devo aprender mais sobre o assunto, que o amor tal qual concebemos hoje é, de certa forma... uma farsa, uma história inventada. Tá, já sabemos que não existe o príncipe, o texto não é sobre isso. Também não é sobre o quanto as mulheres são românticas e a maioria dos homens não. Por falar nisso, até esta ideia de romantismo tem sido desfeita pra mim estes tempos.

Eu aprendi que o amor talvez acabe ou não, mas as relações sempre estão sujeitas à possibilidade de um fim, mesmo se algum tipo de sentimento persistir, e este sentimento, que alguns podem considerar como "amor", pode nem ser isso, pode ser dependência, carência, medo de solidão, medo de coisas novas, comodismo e etc. e tal. Eu aprendi que você precisa FAZER as coisas. Amor a gente sente? Sim, a gente sente. Mas amor a gente também vê. E eu prefiro ver, porque não leio pensamentos. Amar é uma atitude, é uma decisão. Por que tantas relações acabam? As pessoas decidem que não dá mais, que não serve, que não pode... Sem nem sequer persistirem em tentar fazer dar certo. Se tentou e não deu, então ok, tudo bem. Ele ou ela não é pra você. Ou, sejamos sinceros, talvez você não seja pra ele ou ela.

É preciso decidir construir uma relação duradoura. Amor não é de uma hora pra outra. Eu já disse aqui e repito: não acredito em amor à primeira vista, acredito em atração à primeira vista. Sabe quando você olha pra aquela pessoa e diz: "caramba, que pessoa legal, bonit@..." E aí papo vai, papo vem, você vai descobrindo qualidades e defeitos, a coisa pode ou não acontecer. Inclusive tudo pode acontecer pra depois não acontecer mais nada. Dá pra me entender?


O que quero enfim dizer é que: esse amor que você espera que chegue, te inunde, mude tua vida... Tá, ele pode chegar e fazer tudo isso. Mas acho muito difícil vir com isso de uma vez, sabe? As melhores mudanças num relacionamento são aquelas que são feitas em conjunto, pro bem dos dois, aos poucos, com conversa. A melhor inundação que pode haver é a da certeza de que não se tem certeza, mas que juntos vocês podem fazer dá certo pelo máximo de tempo possível, desde que, todos os dias, se acorde e decida: "eu quero ficar com você hoje." E nada disso de "não tem um porquê, simplesmente te amo..." Bobagem. Tem porquê sim! Tenha muitos porquês pra isso. Ninguém vive sem objetivos, sem metas, sem porquês. Onde é que você está fincando as raízes?

"Eu quero ficar com você porque gostei do jeito que você me trata, trata meus amigos, gostei da sua família, gosto do teu jeito de vestir, gosto das conversas, das saídas, disso que temos de diferente até, mas que dá pra suportar. Eu quero ficar com você porque inclusive acho que podemos fazer um empreendimento juntos! Porque você é bonito, e é sempre um tempo bom o tempo que ficamos juntos. Se não tivesse nada disso..."

Qual o problema? "Ah, isso é interesse." Não, não é. Isso são afinidades e, com o tempo, essa paixão que muitos sentem no começo de seus namoros vai sumindo, sumindo, diminuindo... Sabe o que fica, de verdade, o que mantém? A fé, o companheirismo, o respeito, as boas lembranças, a família... São estas coisas que ficam pro resto da vida. Pra mim isso é amor: eu demonstro o quanto quero o bem do outro e posso ser feliz ao lado dele, o quanto eu posso fazê-lo feliz também, o quanto podemos nos ajudar. Isso é a decisão de amar.

Quantas casais há muito tempo casaram por obrigação? Os pais obrigaram, a cultura, o status... É quase impossível hoje nos vermos nessa situação de, por obrigação, passar o resto da vida com alguém, ter filhos e tudo... E se a pessoa for feia? E se for bruta? E se eu gostar de outro? Tudo isso pode acontecer, é verdade. Mas o contrário também pode. O dia a dia, a convivência, a vida, com uma dose de compreensão e paciência de cada um, trata de ajeitar direitinho o que é que tem que ser. Basta eu querer. Lembra de Amélie Poulain (só pra constar: não gosto muito do filme)? Deu certo quando ela criou coragem e agiu. Ele era o amor da vida dela? Segundo o filme sim, mas e se ela continuasse com aqueles joguinhos estúpidos? O "amor da sua vida" iria desistir. 

Essa história de que amor é um só, pra vida toda, sei lá... Acho bonito, quero um só pra vida toda também! Mas me dá a impressão de que às vezes algumas pessoas falam isso como se dissessem que não temos controle sobre nenhum desses acontecimentos. "Deus tem alguém pra você." Onde tem isso?! Em nenhum lugar da bíblia! Eu acredito que Deus quer que sejamos felizes e façamos as escolhas certas, dependendo Dele, confiando nele. Se faço uma escolha que não condiz com o que acredito, que me deixa infeliz, que me dá medo, que não tem nada a ver comigo... Posso pedir que Deus mude ou que Deus me livre. E, sinceramente: Deus me livre. Eu prefiro escolher o que acho que é certo e perguntar: "E aí, Deus, o que o Senhor acha?" E se for, será. Porque Deus assim vai querer. Claro que nem sempre acontece assim, mas não culpe Deus pelos seus erros. Se você se casou com um pilantra, namora com um otário, é apaixonada por um babaca, Deus que mandou você sentir isso? Culpe suas pulsões, seu inconsciente, seu repertório, seus reforçadores, seu contexto cultural... Não Deus.


Não te amo assim como dizem que o amor é, desse jeito assim que as pessoas não escolhem, que é perfeito, eterno, romântico, fresco, que simplesmente "nasce", como num passe de mágica, numa flecha de cupido. Não te amo assim não, viu? Aina nem te amo. Mas eu decidi ficar com você. Isso é mais importante pra mim. 

Eu não suportaria ser portadora de algo que eu nunca pudesse ter: um amor não correspondido, um amor platônico, um amor sem graça... Eu prefiro saber, ou pelo menos ter uma noção, de onde estou me metendo.

Não pensei que ia gostar de ser uma "escolha", uma "decisão", confesso que esta história ainda estou digerindo, estou aprendendo a lidar com ela. E já que "fui uma escolha", quero agora ser a escolha certa.

Nenhum comentário: