"Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos." (Salmo 119:10)

quinta-feira, 29 de março de 2012

É preciso saber ler.

Em minhas andanças pela blogosfera visitei o blog "Livros só mudam pessoas" e encontrei um post interessantímisso que na verdade é do site Novos Diálogos e foi escrito pelo René Padilla, enfim, transcrevo aqui alguns poucos trechos muito importantes que me tocaram, atento ao fato que o Novos Diálogos é um site voltado a estudantes cristãos, no entanto, as dicas que ele nos dá são preciosas para qualquer pessoa interessada pela leitura e que apaixonado pelo verbo: "ler".

"Quando sua luta implacável contra o presidente García Moreno o levou ao exílio de seis anos em Ipialos (Colômbia), Juan Montalvo não se queixou de nada tanto quanto de ter que viver sem livros: “Sem livros, senhores, sem livros! Se têm entranhas, derretam em lágrimas”. Os livros para ele eram uma necessidade vital.
Também deveriam sê-lo para o cristão universitário, ainda que talvez por razões diferentes. Onde, senão a eles, pode-se ir se se deseja alcançar uma integração entre sua fé e o conhecimento humano, ou uma perspectiva histórica, ou uma compreensão da natureza do homem do ponto de vista da cultura contemporânea. Máximo Gorki considerava o livro como “uma realidade viva e próxima… menos uma ‘coisa’ que todas as outras coisas criadas ou a ser criada pelo homem”. E o cristianismo tem que aprender a apreciar o potencial que há no diálogo com os livros para a formação de uma mente tão atenta ao Deus da criação como ao Deus da revelação.
Atrevo-me a dizer que sem a leitura de bons livros não existe a possibilidade de um cristão firme, um cristianismo que enfrente as forças de desumanização do homem na sociedade moderna. (...) Não basta ler: tem que saber ler. E a boa leitura é um instrumento poderoso na formação de uma mente cristã. Depois de tudo, “crer é também pensar”."
René Padilla, o autor.

Um comentário:

Blog UaiMeu! disse...

muito interessante seu post!
Parabéns pelo blog!!!
venha nos visitar
abraços