"Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos." (Salmo 119:10)

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Moços

Quando Josias tinha 16 anos, decidiu buscar ao Deus de Davi, seu pai. Decidiu aprender sobre ele e segui-lo. Aos 19 anos começou a mudar as coisas ao seu redor, destruiu altares, ídolos, imagens... Purificou não só Jerusalém mas as cidades vizinhas também.

"Josias tinha oito anos de idade quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém. Ele fez o que o Senhor aprova e andou nos caminhos de Davi, seu predecessor, sem desviar-se nem para a direita nem para a esquerda. No oitavo ano do seu reinado, sendo ainda bem jovem, ele começou a buscar o Deus de Davi, seu predecessor. No décimo segundo ano, começou a purificar Judá e Jerusalém dos altares idólatras, dos postes sagrados, das imagens esculpidas e dos ídolos de metal. Sob as suas ordens foram derrubados os altares dos baalins; além disso, ele despedaçou os altares de incenso que ficavam acima deles. Também despedaçou e reduziu a pó os postes sagrados, as imagens esculpidas e os ídolos de metal, e os espalhou sobre os túmulos daqueles que lhes haviam oferecido sacrifícios. Depois queimou os ossos dos sacerdotes sobre esses altares, purificando assim Judá e Jerusalém. Nas cidades das tribos de Manassés, de Efraim e de Simeão, e até mesmo de Naftali, e nas ruínas ao redor delas, derrubou os altares e os postes sagrados, esmagou os ídolos, reduzindo-os a pó, e despedaçou todos os altares de incenso espalhados por Israel. Então voltou para Jerusalém." (2 Cr 34: 1-7)




O cristão, independente da sua idade é diferente, ele é o diferencial. Mas ele só consegue fazer a diferença se persistir em buscar a Deus, em seguí-lo e fazer o que Jesus Cristo mandou: pregar o evangelho a toda criatura. Josias cedo decidiu fazer isto.

Será que nós, jovens cristãos, estamos realmente aproveitando nossa juventude? Lembremos que a adolescência e a juventude são vaidades, elas passam...

"Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento. Afaste do coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo, pois a juventude e o vigor são passageiros." (Ec 11: 9-10)

Não é certo que não aproveitemos nosso "tempos de ouro", mas seria muito melhor se o aproveitássemos fazendo o que realmente vale por toda a vida e além dela: a Palavra de Deus!
Podemos fazer muito com este nosso jeito extrovertido, revolucionário, JOVEM!
Busquemos a sabedoria, a Palavra de Deus, prossigamos em aprender sobre ela, porque tudo passa, mas elas não.

2 comentários:

Anderson Pablo disse...

Por isso que Josias é um dos meus personagens favoritos da Bíblia, justamente pelo o que ele fez com a idade que ele tinha. De fato está faltando isso na juventude cristã atual, SER A DIFERENÇA.
gostei muito do seu post ;)

Unknown disse...

Obrigada, Pablo! Volte sempre :)