"Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos." (Salmo 119:10)

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Onde as ruas não tem nome.



Onde as ruas não tem nome, where the streets have no name. U2.
Gosto muito desta música, gosto muito do U2, quem sempre está por aqui, quem me conhece e quem pelo menos prestou atenção no banner do blog deve ter percebido isso. Mas por que gosto desta música em especial (gosto de milhões em especial rs)? Where the streets have no name tem uma coisa incrível, tem algo que te faz querer dançar, se mexer, gritar, correr!!!

Por favor, peço, suplico, imploro que assistem esse clipe, sério mesmo. Vocês vão entender exatamente o que eu quero dizer e também não vão entender nada, porque WTSHNN é uma música que nem sempre é compreensível. Pra cada dia da sua vida ela pode significar alguma coisa. Mas o que importa é que eles conseguiram passar exatamente o que queriam:  uma espécie de fuga, ou uma corrida ao encontro de algo muito desejado. Neste clipe eles estão em cima de um telhado num dia "comum". As pessoas estavam indo trabalhar, outras moram ali perto... Repare no estilo do U2 na época: era 1987, The Edge tinha cabelo comprido (hoje nem cabelo tem!), Adam estava sem camisa! Sem camisa! O que me surpreende realmente, porque ele é super reservado, Bono está meio Hanson, às vezes meio Freedie Mercury... Larry é o único "sóbrio", o que não significa que ele não está pirando como os outros. As pessoas sobem nos postes, as outras começam a dançar freneticamente, todos estão felizes!!! Os guardas de trânsito estão doidos, os policiais estão tentando manter a ordem, acabam com a festa, Bono é detido, as pessoas atrapalharam o trânsito, porque por algum tempinho se sentiram em um lugar onde as ruas não tinham nome, onde podiam dançar, pular, gritar! O clipe foi um sucesso! 


No blog Sombras e Árvores Altas (onde você encontra material e informação sobre o U2 que você nem imagina!) uma das explicações sobre a música é que "O título, sem dúvida, baseia-se no tempo que Bono e sua mulher Ali passaram na Etiópia em 1986. Eles foram para lá como voluntários, trabalhando com agências de ajuda humanitária, distribuindo comida e auxiliando com saúde e iniciativas educacionais. Bono voltou à Irlanda, para o mundo ocidental, com um profundo sentimento do vácuo no coração da vida contemporânea. “O espírito das pessoas que eu encontrei na Etiópia era muito forte”", Bono disse. “Não há dúvida de que, mesmo em situação de pobreza, eles tinham alguma coisa que nós não tínhamos. Quando voltei, percebi que as pessoas no Ocidente são como crianças mimadas” e também que "Outra inspiração de Bono para a composição foi a de uma história que ele ouviu falar sobre as ruas de Belfast, sobre a idéia de que é possível identificar a religião e renda de uma pessoa com base na rua em que vivem. Ele lembra: "Isso me disse algo, e então eu comecei a escrever sobre um lugar onde as ruas não têm nome."".
"A cidade está inundada, e nosso amor se enferruja. Nós fomos malhados e assoprados pelo vento, esmagados em poeira. Eu te mostrarei um lugar acima das planícies desérticas onde as ruas não têm nome".
Que lugar é este, Bono? Que lugar é este onde não dizem o que somos por onde moramos, onde nosso amor não se enferruja, onde as pessoas são gentis, onde as ruas não tem nome? Que lugar é este? Um dia eu e talvez o U2 também estaremos em um lugar onde as ruas não tem nome, onde nós é que temos novos nomes, onde o nosso amor não irá enferrujar e onde vai ter festa! Onde seremos gentis, amáveis e felizes.

Esse outro vídeo é da mesma música, eu poderia ter procurado um de melhor qualidade, mas esse foi um dos melhores legendados que achei e não deixa a desejar. 


Love, love, love... ♪ É só o que haverá neste lugar, só haverá amor nos pátios da casa do Senhor, no seu interior, ó Jerusalém! Aleluia!. (Salmo 116: 19)

11 comentários:

Mariana disse...

OI Steffi! Eu conheço a banda, mas nunca fui de procurar para baixar muitas músicas deles!
Tenho uma no meu celular: I'll go crazy tonight, e adoro a batida! rs

Agora fiquei me perguntando porque nunca procurei mais músicas deles pra baixar e porque me conformei só com aquela. HAHAHA
Vou baixar essa música já!

Beijos
www.galeriadasideias.com

Isabel Moraes disse...

Boa postagem, Teffi! U2 tem ótimas músicas mesmo, lembrei de quando você me passou um monte! :D

[ Walk On é liiinda! *-* ]

Unknown disse...

Oi Stfeii, tudo bem? Eu sei que U2 é uma banda muito famosa, mas nunca me interessei por alguma música deles específica. Até porque não sou muito fã de músicas. Mas adorei conhecer mais sobre esta letra, e gostei bastante dos clipes.
Beijos.

Alana - Acompanhada pelos Livros

Bruno disse...

Oi!
Eu amo U2,acho a banda maravilhosa.
Minha música preferida deles é I Still Haven't Found What I'm Looking For.
Abraço!

Bruno
http://oexploradorcultural.blogspot.com

Helaina Carvalho disse...

Também adoro o U2!!
Não faz muito tempo que eu sou fã deles. Na vdd comecei a gostar deles quando eles fizeram um show aqui no Brasil. Acompanhei pela teve, já que não pude ($$) ver ao vivo. Foi muito lindo!

Beijussss;

Poly disse...

Adoro U2. Fui no show deles ano passado e é uma coisa de louco ao vivo *o*
Mas nunca parei para meditar sobre o real significado da música.
Bom para se pensar a respeito ^^
Bjuxxxx

Marília Tasso disse...

Adoro U2, as músicas todas são ótimas, e a banda é bem engajada em projetos sociais, e no quesito sustentabilidade, Bono é uma referência. Tenho muitas músicas preferidas, Elevator é uma, bem animadinha rs

http://pitadadecinema.blogspot.com/

Fernanda Neko disse...

Minhas tendências "hypsteres" sempre me fizeram ignorar essa música por ela ser um grande sucesso, mas agora eu percebi o quanto eu amo essa música. Tenho essa mesma vontade de correr, pular e gritar quando a ouço. E o Adam neste clipe, hein? Coisa de louco :D.

Argos disse...

U2 é uma das minhas bandas favoritas, a energia positiva que eles transmitem em cada uma das suas músicas, como Walk On, City of Blinding Lights e Ultraviolet (Light My Way) é incrível. Sou movido a música e, definitivamente, se nao fosse as músicas do U2, sobretudo em tempos difíceis, não sei o que seria de mim... fui procurar por esta música descrita na matéria e encontrei este blog. Parabéns pelo texto e, coincidentemente, quando cheguei na parte traduzida da música citada no texto, coincidiu com a mesma parte que eu estava ouvindo. Senti até um arrepio... Sem dúvidas, os caras são inspiração pra todos nós!

Argos disse...

U2 é uma das minhas bandas favoritas, a energia positiva que eles transmitem em cada uma das suas músicas, como Walk On, City of Blinding Lights e Ultraviolet (Light My Way) é incrível. Sou movido a música e, definitivamente, se nao fosse as músicas do U2, sobretudo em tempos difíceis, não sei o que seria de mim... fui procurar por esta música descrita na matéria e encontrei este blog. Parabéns pelo texto e, coincidentemente, quando cheguei na parte traduzida da música citada no texto, coincidiu com a mesma parte que eu estava ouvindo. Senti até um arrepio... Sem dúvidas, os caras são inspiração pra todos nós!

Matheus Queiroz disse...

Clipe em HD e legendado em português da música Where The Streets Have No Name em Paris 2015.
https://www.youtube.com/watch?v=J6lI2o7azu4