"Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos." (Salmo 119:10)

domingo, 23 de dezembro de 2012

É Natal.

Quando chega essa época eu fico muito diferente. Será da lua? Será que foi porque começou um novo calendário maia? O fato é que a cada ano que passa tudo vai perdendo mais ainda a graça pra mim. E isso é bom por um lado e ruim por outro. Bom porque significa que esse comércio todo em cima do Natal não me surpreende mais. Não vou ser hipócrita de dizer que não participo das confraternizaçõezinhas da época, participo sim, bem, esse ano só participei de uma, dos meus amigos eternos do 3º ano. (sim, já estamos todos velhos e na faculdade, mas ainda nos encontramos sempre que dá e nos amamos, apesar das picuinhas), mas olhem, não fiquei louca comprando presente pra ninguém inclusive nem pra mim. Pois é. Não comprei nada pra mim. Nada mesmo.

O lado ruim é que mesmo com isso tudo o Natal é uma festa! É uma data em que eu deveria estar muito feliz, porque Jesus nasceu! Pode não ter sido em 25 de dezembro, não importa, festejamos (ou deveríamos festejar) o acontecimento e não a data, ou seja, o nascimento do Salvador. O sentido disso tudo é isso TUDO!

E aí que eu caí na real hoje: cara, Jesus é muito importante. A história gira em torno Dele! Até quem não é cristão tá festejando! Pode tá  comemorando tudo errado, mas é influenciado. Bem, esse ano eu quero agradecer pelo nascimento de Jesus. Esse ano eu quero chorar e sorrir por saber que o Homem nasceu, pequenino, num lugar simples e já FORTE E IMENSO.

Como nosso (meu!) querido U2 diz em  If God Will Send His Angels:

Então onde está a esperança e a fé? E o amor...? O que você diz para mim, o amo acende a sua árvore de Natal? (...) Jesus nunca me deixa triste. Sabe, Jesus costumava me mostrar o caminho. Então puseram Jesus no show business Agora está difícil chegar à porta...

Pois é, colocaram "Jesus" no show e ele se tornou Papai Noel, que dá presentes e só isso (até a história do velho Nicolau esqueceram).

E pra terminar essa postagem curtinha, também gostaria de deixar um vídeo bem legal e bem nordestino sobre o Natal. Espero que gostem :)
 

domingo, 9 de dezembro de 2012

Amontoado #1

Pra não deixar o blog parar! Vamos postar coisas alegres, sim?
Venho deixar dicas de três filmes muito interessantes que assisti essa semana e uma banda muito legal que minha amiginha colombiana Edna mandou pra mim pelo facebook :)

O primeiro filme é:

Kit, uma garota especial. (2009)

"Quando os negócios do pai de Kit Kittridge (Abigail Breslin), uma garota de nove anos, não vão bem, ele perde tudo e é obrigado a ir embora em busca de trabalho. Para manter a casa, Kit e sua mãe transformam-na em uma pensão, recebendo hóspedes que devem ter histórias fascinantes. Mas, quando o cofre no qual sua mãe guardava todas as economias é roubado, o novo amigo de Kit, Will, um hobo – trabalhador desempregado – é o primeiro suspeito. No entanto, Kit se recusa a acreditar que Will tenha roubado e seus esforços para desvendar a verdadeira história colocarão, tanto ela quanto seus amigos, em uma grande encrenca. A polícia acredita que o roubo foi cometido por algum conhecido, então, se não foi Will, quem terá sido?" [CinePop]

No CinePop tem como estilo comédia/aventura. A parte da aventura até concordo, as crianças vão atrás do ladrão e etc. e tal, mas o filme tem muito de drama também, e foi justamente esta parte que me chamou atenção. Nesse quesito o filme é muito bonito mesmo. O pai de Kit é um dos muitos que vão embora atrás de emprego, alguns nunca mais retornam. Cada personagem tem uma história diferente, é completamente diferente em muitos aspectos, mas em um todos são iguais: todos são atingidos pela depressão econômica estadunidense da época, todos perdem ou correm o risco de perder seus bens, muitas famílias são destruídas e começam a aparecer nas ruas dezenas e centenas de sem tetos. Vale a pena porque apesar de ser um filmezinho meio infantil, ainda assim é emocionante (ou eu que devo estar muito sensível). As mães precisam segurar as pontas de tudo, as famílias são desmembradas, as crianças sofrem preconceito e chaotas dos amiguinhos em boas condições.


Um Olhar do Paraíso (2010)

"6 de dezembro de 1973. Norristown, Pensilvania, subúrbio da Filadélfia. Susie Salmon (Saoirse Ronan) está voltando para casa quando é abordada por George Harvey (Stanley Tucci), um vizinho que mora sozinho. George a convence a entrar em um retiro, por ele construído. Lá dentro, Susie é assassinada. Os pais de Susie, Jack (Mark Wahlberg) e Abigail (Rachel Weisz), inicialmente se recusam a acreditar na morte da filha, mas precisam aceitar a situação quando seu gorro é encontrado em meio a um milharal, junto a destroços do retiro que estão repletos de sangue. Em meio às investigações, a polícia conversa com George mas não o coloca entre os suspeitos. Com o tempo Jack e Lindsey (Rose McIver), a irmã de Susie, passam a desconfiar de George. Toda esta situação é observada por Susie, que agora está em um local entre o paraíso e o inferno. Lá ela precisa lidar com o sentimento de vingança que nutre em relação a George e a vontade de ajudar sua família a superar o trauma de sua morte." [AdoroCinema]

Eu já assisti esse filme umas três vezes. Ele não é um filme tocante como sei lá... O Último Samurai, por exemplo, é um filme sim muito interessante, a trama bem feita, mas o que mais me impressiona nele são os efeitos. Os efeitos são simplesmente perfeitos e lindíssimos. Ele me parece ter algo meio relacionado ao espiritismo, não toca no assunto reencarnação, nada assim, mas nessa questão da tormenta, do espírito que não consegue se desligar por algum motivo. E o quanto isso mexe com as pessoas. Realmente mexe. Esse filme dá pano pra manga pra discussões, mas os efeitos, a trilha sonora, são muitos bonitos mesmo! Se você gosta desses detalhes então vai gostar do filme, a história não é chata, às vezes é até meio sombrio, dá um medinho até, mas é muito interessante.


Toy Story 3

"Andy (John Morris) tem 17 anos e está prestes a ir para a faculdade. Desta forma, precisa arrumar o quarto e definir o que irá para o lixo e o que será guardado no sótão. Seus antigos brinquedos, entre eles Buzz Lightyear (Tim Allen), Jessie (Joan Cusack) e o Sr. Cabeça de Batata (Don Rickles), são separados para serem guardados no sótão. Entretanto, uma confusão faz com que a mãe de Andy os coloque no lixo. Woody (Tom Hanks), que será levado por Andy para a faculdade, decide salvá-los. O grupo escapa, mas acaba no carro da mãe de Andy. Ela leva a uma creche diversos brinquedos, entre eles Barbie (Jodi Benson). Ao chegarem, os amigos encontram um universo até então inimaginável, onde os brinquedos sempre têm crianças para brincarem com eles." [AdoroCinema]

Sou apaixonada por animação, muitos já sabem, mas, confesso, nunca tinha assistido Toy Story pra valer. Na verdade nunca me chamou a atenção. Por um acaso hoje assisti com dois priminhos. O Toy Story 3 é tão lindo e bem feito e tudo mais que até meu primo de 8 anos chorou no final! Todos choramos na sala! Terminou a trilogia com chave de ouro. Não é um filme que precisa ter piadas que as crianças não entendem para adultos gostarem, como A Era do Gelo por exemplo, no início, o 1 e o 2. Todo mundo se apega ao desenho. Um trabalho perfeito. Todo mundo relembra a sua infância assistindo Toy Story 3!

:')

Música:

Eu havia dito que uma amiga minha tinha me apresentado uma banda e a banda é La Derecha. Os caras são muito bons! Eu conheci através daquele cara... o cara do "Esse cara sou eu". Isso aí, Roberto Carlos. Acontece que fui ouvir sem nenhuma expectativa e o que ouvi foi uma versão mil vezes melhor (na minha opinião) de Emoções de Roberto Carlos. Aquela música clichê "quando eu estou aqui eu vivo esse momento lindo...". Só que em espanhol (amo!).


O clipe ficou muito bem feito, vale a pena:

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Venenosa

Quando eu falo que não presto não falo da boca pra fora. Falo porque é a verdade. Por que é assim que eu me sinto. Quando eu falo que não presto não é pra fazer alguém sentir pena de mim, não é pra fazer alguém se sentir culpado, é porque é assim mesmo que eu me sinto. É assim mesmo que eu sou.

Quando eu enumero meus defeitos não me importa a vida boa que aparentemente eu levo, perde a importância tudo aquilo que graças a Deus eu tenho. Perde não porque eu sou ingrata, mas porque com a quantidade e a magnitude de mal que eu causo a mim mesma e aos outros todas as outras coisas perdem o sentido e o brilho que tem.

Quando eu me sinto veneno, quando eu quero tomar o veneno, não é porque é assim que eu quero me sentir, é porque é assim que eu me sinto. Nenhum sentimento em mim é invenção, nenhum sentimento em mim é imaginário, é de brincadeira. É de verdade. Sou eu mesma.

Essa raiva inexplicável, essa incapacidade de perdoar, essa minha incapacidade de me calar, de me conter, de não me envolver. Essa minha incapacidade de perceber os problemas além de mim. Esses meus olhos fechados para pessoas e situações que são tão claras como a água. Eu sou incapaz de resolver um problema. Eu sou incapaz de tomar uma decisão coerente. Eu sou incapaz de só fazer bem a alguém. Eu sou incapaz de me reconciliar. Eu sou incapaz de não me sentir assim. Veneno.

Quando eu digo que não presto não é um simples complexo meu, é porque eu realmente só consigo enxergar minhas falhas. Eu não consigo me comportar da maneira que eu quero. Eu não consigo avaliar a situação e tomar atitudes independente do que podem pensar a meu respeito. Eu não consigo.

É a última pessoa a quem eu faria qualquer mal. Dou tanto valor às suas palavras, que qualquer uma delas que me contrarie, que seja dura, independente de ser falsa ou não, vai me doer, não porque eu apenas não quero ouvir (assim como ninguém) o que não é agradável ao nosso ego, mas porque dou tanta importância ao que você acha de mim e acredito tanto no que você acha de mim que eu vou levar pro resto da vida tudo isso.

Se as pessoas falam que eu exagerei, eu acredito. Eu acredito mesmo. Se me chamarem de chata, eu acredito mesmo. E se eu chorar na sua frente, não é minha intenção, eu juro, me fazer de vítima. Não é e nunca foi. É porque eu só não aguento não chorar.

Eu oro tanto pra Deus me transformar, e às vezes me pergunto se isso faz sentido, se faz sentido eu pedir por uma coisa assim, se Ele está me ouvindo. Eu sei que Ele me ouve, mas então por que não acontece? Por que eu não mudo? Por que eu não paro de me sentir assim?


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Retrô!

Postagem básica de todo blog: a retrospectiva do ano que está acabando.

Eu perdi 5 shows de cantores que já tinha prometido a mim mesma que se viessem na minha cidade eu não perderia: Lenine, Detonautas, Santanna,O Cantador, Dread Mar I e Zé Ramalho. Perdi os cinco tudo de uma vez!  Conheci a Aliança Bíblica Universitária. As universidades federais ficaram de greve por quase 6 meses. A minha pra sempre escola do coração sofreu alguns abusos. Revi a Família Browne! Não comprei meu óculos. Fiz minha primeira viagem para fora do estado do Maranhão (sozinha!).  Sou uma das secretárias de literatura da Abu Norte. Ganhei muitos livros e adquiri alguns que não necessariamente estavam na minha lista. Completei 4 anos de namoro ♥. Minha Esterzinha começou a estudar, Julinha está crescendo (muito rápido!). Não consegui guardar dinheiro. Não estou muito feliz, cansei de tentar ser feliz.

Bem, é isso... Não aconteceu nada de extraordinário na minha vida. Não foi mesmo um ano maravilhoso, mas teve seus momentos bons. Agora é só continuar no ritmo e aproveitar esse clima que fim de ano dá de "recomeço" e tentar mudar em algumas coisas. Nada de fazer promessas, porque eu só me decepciono comigo mesma depois.



sábado, 1 de dezembro de 2012

Cala-te boca!

Eu me proponho, me proponho a ficar calada. Jejum de palavras. Vamos começar com 1 dia. Amanhã. Daqui a pouco.